PUBLICIDADE

Lula conversa sobre “riscos da IA” com CEO do Google e se reúne com primeiro-ministro da Croácia

Lula (PT) e CEO do Google em encontro na Índia | Divulgação/Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta quinta-feira (19), de reuniões com Sundar Pichai, CEO do Google, e com o primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenković, durante a Cúpula sobre Impacto da Inteligência Artificial em Nova Délhi, Índia. No evento, Lula destacou os riscos de conteúdos falsos gerados por inteligência artificial e defendeu regulamentações para grandes empresas de tecnologia.

Encontro com Sundar Pichai

Segundo o Palácio do Planalto, a reunião com o CEO do Google foi solicitada pelo executivo, que reforçou a relevância do Brasil para a empresa e mencionou investimentos no país, incluindo a abertura do Centro de Engenharia em São Paulo e parcerias com o setor público.

Lula explicou que apresentou a Pichai a visão brasileira sobre inteligência artificial, citando iniciativas do governo em serviços públicos digitais, o Plano Brasileiro de IA e projetos para atração de investimentos em data centers. O presidente destacou ainda preocupações específicas com os impactos da IA sobre meninas e mulheres e informou sobre a proposta de marco regulatório em tramitação no Congresso, voltada à proteção da indústria criativa nacional.

O Google, de acordo com Lula, demonstrou compromisso em ampliar a cooperação com o governo brasileiro e o setor privado.

Reunião com o premiê da Croácia

No encontro bilateral com Andrej Plenković, os líderes discutiram o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia e expressaram expectativa de que o tratado entre em vigor o quanto antes. Segundo o Planalto, ambos reforçaram a importância estratégica do acordo em um contexto global de unilateralismo e protecionismo comercial.

Lula e Plenković também abordaram temas relacionados à paz e à segurança internacional. O presidente brasileiro lamentou os altos gastos globais com armamentos e defendeu o fortalecimento do multilateralismo e da atuação da Organização das Nações Unidas (ONU).

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS