
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta quinta-feira (19), de reuniões com Sundar Pichai, CEO do Google, e com o primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenković, durante a Cúpula sobre Impacto da Inteligência Artificial em Nova Délhi, Índia. No evento, Lula destacou os riscos de conteúdos falsos gerados por inteligência artificial e defendeu regulamentações para grandes empresas de tecnologia.
Encontro com Sundar Pichai
Segundo o Palácio do Planalto, a reunião com o CEO do Google foi solicitada pelo executivo, que reforçou a relevância do Brasil para a empresa e mencionou investimentos no país, incluindo a abertura do Centro de Engenharia em São Paulo e parcerias com o setor público.
Lula explicou que apresentou a Pichai a visão brasileira sobre inteligência artificial, citando iniciativas do governo em serviços públicos digitais, o Plano Brasileiro de IA e projetos para atração de investimentos em data centers. O presidente destacou ainda preocupações específicas com os impactos da IA sobre meninas e mulheres e informou sobre a proposta de marco regulatório em tramitação no Congresso, voltada à proteção da indústria criativa nacional.
O Google, de acordo com Lula, demonstrou compromisso em ampliar a cooperação com o governo brasileiro e o setor privado.
Reunião com o premiê da Croácia
No encontro bilateral com Andrej Plenković, os líderes discutiram o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia e expressaram expectativa de que o tratado entre em vigor o quanto antes. Segundo o Planalto, ambos reforçaram a importância estratégica do acordo em um contexto global de unilateralismo e protecionismo comercial.
Lula e Plenković também abordaram temas relacionados à paz e à segurança internacional. O presidente brasileiro lamentou os altos gastos globais com armamentos e defendeu o fortalecimento do multilateralismo e da atuação da Organização das Nações Unidas (ONU).




