PUBLICIDADE

Lula alerta: anistia pode avançar no Congresso se for pautada

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (4) que a proposta de anistia a envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 corre risco de ser aprovada caso seja pautada no Congresso Nacional. A declaração foi feita durante encontro com comunicadores e ativistas no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, transmitido ao vivo pelas redes sociais do presidente.

“Se for votar no Congresso, corremos o risco de anistia. O Congresso não é eleito pela periferia. O Congresso tem ajudado o governo, mas a extrema-direita tem muita força ainda. É uma batalha que tem que ser feita pelo povo”, afirmou Lula.

O presidente destacou que, embora o Legislativo tenha colaborado com a aprovação de diversas pautas do governo, a presença significativa de deputados e senadores ligados à extrema-direita representa um desafio à oposição a propostas como a anistia.

Nos últimos meses, movimentos a favor da anistia ganharam força, incluindo declarações de apoio de aliados de Jair Bolsonaro, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). No Senado, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), estuda uma proposta alternativa mais restrita, que exclui organizadores e financiadores dos atos golpistas.

A fala de Lula reforça o alerta de setores do governo e da sociedade civil sobre a necessidade de vigilância em relação ao andamento da pauta no Congresso.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS