PUBLICIDADE

Liberdade e renovação: mais de 200 animais são devolvidos à natureza em 2024

Fonte Governo do Piauí

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), por meio da Diretoria de Conservação da Biodiversidade (DCBio), restituiu 204 animais silvestres ao seu habitat natural. A devolução das espécies representa não apenas a chance de uma nova vida, mas também um grande benefício para a saúde dos ecossistemas piauienses.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Daniel Oliveira, a soltura desses animais é o ápice de um processo cuidadoso que começa com o resgate. “Animais apreendidos pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) ou pela Diretoria de Fiscalização da Semarh são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS Piauí), onde recebem cuidados médicos e nutricionais, participando de um programa de reabilitação que os prepara para a vida selvagem”, diz o secretário.

No Centro de Triagem, cada animal é acompanhado pela equipe especializada da DCBio a fim de garantir que ele esteja em condições de sobreviver antes da soltura.

A devolução das espécies representa não apenas a chance de uma nova vida, mas também um grande benefício para a saúde dos ecossistemas piauienses.

No Centro de Triagem, cada animal é acompanhado pela equipe especializada da DCBio a fim de garantir que ele esteja em condições de sobreviver antes da soltura.

Atualmente, o Governo do Estado possui três áreas para a soltura de animais, cuidadosamente cadastradas com as condições que reproduzem o ambiente natural de cada espécie. Com três ações de monitoramento realizadas após a soltura, a Semarh acompanha a adaptação dos animais e o impacto positivo na flora e fauna local.

A reinserção desses animais na natureza é um ato de profunda importância ecológica. Eles contribuem para a restauração do equilíbrio ambiental, fortalecem as cadeias alimentares e enriquecem a biodiversidade do Piauí.

“Cada animal que retorna ao seu habitat é um símbolo de esperança e um testemunho do compromisso do Estado com a preservação da sua rica fauna e flora. É uma vitória para a natureza e para todos nós”, afirmou o secretário do Meio Ambiente, Daniel Oliveira.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS