PUBLICIDADE

Justiça condena deputada Janainna Marques por crime contra a ordem tributária

Janainna deixou de informar à Receita Federal o total dos valores devidos ao PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).

A Justiça Federal condenou a deputada estadual e secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico, Janainna Marques, por crime contra a ordem tributária. A decisão foi proferida na terça-feira (04/02) pelo juiz Gustavo André Oliveira dos Santos, da 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí. A pena fixada foi de 3 anos e 4 meses de reclusão, além de 16 dias-multa, mas o regime inicial será aberto, com substituição por prestação de serviços comunitários e pagamento de R$ 5.000,00.

O Ministério Público Federal (MPF) apontou que, enquanto prefeita de Luzilândia-PI, entre janeiro de 2007 e dezembro de 2009, Janainna deixou de informar à Receita Federal o total dos valores devidos ao PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).

A investigação revelou que a omissão resultou em um débito tributário de R$ 285.265,51, o que configurou infração ao artigo 1º, inciso I, da Lei nº 8.137/90, que trata de crimes tributários.

A defesa argumentou que o município enfrentava dificuldades financeiras devido a enchentes ocorridas entre 2008 e 2009, mas o juiz rejeitou essa justificativa, ressaltando que as irregularidades começaram em 2007, antes dos eventos citados.

Na sentença, foi destacado que o crime não exige a intenção específica de fraudar, bastando a omissão ou a prestação de informações falsas para configurar a infração. Além disso, a pena foi agravada por crime continuado, já que a prática ocorreu de forma sistemática ao longo de 36 meses.

A decisão cabe recurso e pode ser revista pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS