PUBLICIDADE

Justiça do Rio afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) afastou, nesta quinta-feira (15), Ednaldo Rodrigues da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A decisão se baseia em suspeita de fraudes envolvendo os signatários

A decisão se baseia em suspeitas de fraude envolvendo um dos signatários – coronel Nunes- do acordo firmado entre a CBF, cinco dirigentes da entidade, e a Federação Mineira de Futebol (FMF), que garantiu Ednaldo Rodrigues no cargo de presidente.

– coronel Nunes- do acordo firmado entre a CBF, cinco dirigentes da entidade, e a Federação Mineira de Futebol (FMF), que garantiu Ednaldo Rodrigues no cargo de presidente.

Nunes não teria condições cognitivas e de saúde para participar do pleito, o que levantou dúvidas sobre a validade de sua assinatura.

A reportagem teve acesso a documentos, revelados  mostrando que Nunes teve, em 2023, um quadro de ataxia com déficit cognitivo. Em ação judicial datada de 2024, o coronel afirmou que não possuía saúde para procurar o Ministério Público e celebrar um acordo sobre pensão alimentícia.

Após as denúncias, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF,) determinou que o TJ-RJ apurasse com urgência as irregularidades. No entanto, manteve Ednaldo Rodrigues como presidente da CBF.

Nesta quinta, o desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro, do TJ-RJ, chegou à conclusão que “a robustez dos indícios trazidos aos autos leva à inarredável conclusão acerca de um fato, até mesmo óbvio: há muito o Coronel Nunes não tem condições de expressar de forma consciente sua vontade. Seus atos são guiados”, diz um trecho do documento.

“Determino afastamento da atual diretoria da CBF que o Vice-Presidente da CBF, Fernando José Sarney, realize a eleição para os cargos diretivos da CBF, na qualidade de interventor, o mais rápido possível, obedecendo-se os prazos estatutários, ficando a seu cargo, até a posse da diretoria eleita, os poderes inerentes à administração da instituição, dispostos no art.7º do Estatuto da Entidade; Esta decisão servirá como mandado de intimação”, assina o desembargador.

Zefiro determinou que o vice-presidente da CBF, Fernando José Sarney, assuma como interventor e organize, “o mais rápido possível”, nova eleição para os cargos diretivos da entidade, respeitando os prazos do estatuto. Ele também ficará responsável pela administração da instituição até a posse da nova diretoria.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS