
Um jovem de 19 anos, chamado Jackson Emanuel Ribeiro, faleceu com suspeita de dengue hemorrágica, na manhã desta terça-feira (15). Ele estava internado no Hospital de Terapia Intensiva (HTI), na Zona Sul de Teresina, mas morava em Altos, município a 40 km da capital.
A reportagem, o agente de combate às endemias de Altos, João Paulo Fernandes, confirmou que o caso é investigado e que um bloqueio sanitário foi realizado na região onde o jovem morava, no entanto, nenhum foco de dengue foi encontrado.
O bloqueio sanitário consiste em conjunto de medidas implementadas para conter a disseminação do mosquito Aedes aegypti em áreas onde casos suspeitos ou confirmados foram identificados.
A reportagem também buscou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que informou que não foi oficialmente notificado sobre o caso pelo município.
O tio da vítima, Florêncio Ribeiro, relatou ao g1, que Jackson Emanuel Ribeiro começou a sentir moleza no corpo no dia 6 de junho. No dia seguinte, foi ao Hospital de Altos, onde recebeu o diagnóstico de virose e voltou para casa.
O jovem não apresentou melhora e foi novamente ao hospital na quarta-feira (9). O médico disse que o paciente estava em estado grave e o encaminhou para o Hospital de Terapia Intensiva (HTI). O rapaz foi para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), chegou a fazer hemodiálise na segunda-feira (18), mas não resistiu e faleceu.
“Achamos que ele ia reagir à hemodiálise, por ser um rapaz jovem, ia fazer 20 anos em agosto, era uma pessoa cheia de vida, estava no 3º período de Direito. Uma coisa horrível, a família está muito abalada”, lamentou Florêncio.
A Prefeitura de Altos e a Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Piauí (OAB- PI), emitiram nota de pesar pelo falecimento do estudante.
Fonte: G1-PI