PUBLICIDADE

João Fonseca derruba escrita de 15 anos e vai à terceira rodada de Wimbledon

João Fonseca tinha apenas três anos na última vez que um brasileiro havia alcançado a terceira rodada de Wimbledon. Pois, nesta quarta-feira, ao derrotar o americano Jenson Brooksby, por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 5/7, 6/2 e 6/4, o carioca, de 18 anos e 54 do mundo, repetiu o feito de Thomaz Bellucci em 2010. Com o feito, o carioca também é o mais jovem desde 2011 a chegar à terceira rodada britânica.

Disputando apenas seu terceiro Grand Slam, o pupilo do técnico Guilherme Teixeira, da Yes Tennis, já iguala seu maior feito nesse nível de torneio. Em Roland Garros, mês passado, quando parou nessa fase. Até agora, é o maior feito do brasileiro em Grand Slams. Já no Aberto da Austrália, após derrotar o russo Andrey Rublev (9º na estreia), o carioca perdeu na segunda rodada.

João Fonseca também se tornou o mais jovem desde o americano Andy Roddick (ex-número 1 do mundo), em 2001, a alcançar a terceira rodada de Wimbledon e Roland Garros na mesma temporada.

Na sexta-feira, brasileiro enfrenta, na terceira rodada e pela primeira vez na carreira, o qualifier chileno Nicolas Jarry (143º e ex-top 16), algoz do americano Learner Tien, por 6/2, 6/2 e 6/3 . Na estreia, o tenista chileno, de 29 anos, desbancou o dinamarquês Holger Rune, oitavo do mundo. Essa é a sexta participação de Jarry em Londres, e a segunda vez que ele alcança a terceira fase, repetindo o feito de 2023, sua melhor campanha até hoje.

O jogo de Fonseca

Brooksby começou o jogo confirmando o serviço, e o brasileiro fez o mesmo em seguida. Sem break, João Fonseca fez 2/2. No quinto game, o número 1 do Brasil teve os primeiros dois breaks da partida. E aproveitou logo o primeiro para quebrar o saque do rival. Em seguida, sacou e abriu 4/2. O carioca sacou em 4/3 e 15/40 e salvou dois breaks. Dois games depois, João Fonseca venceu o primeiro set, após 34 minutos.

O brasileiro teve dois breaks na abertura da segunda série, ambos salvos pelo rival. Sem quebras, o adversário de João Fonseca sacou e fez 5/4. Em seguida, sacando em 15/40, o número 1 do Brasil salvou dois set points. Dois games depois, o carioca ainda salvou outros dois set points, mas perdeu o saque e o set.

Na abertura do terceiro set, João Fonseca quebrou o rival. Dois games depois, o brasileiro repetiu a dose e fez 3/0. Brooksby devolveu uma das quebras quando o número 1 do Brasil sacou em 3/0. Em seguida, sacou e diminuiu a vantagem do carioca para 3/2. O pupilo do técnico Guilherme Teixeira sacou muito bem e fez 4/2. No game seguinte, Fonseca conquistou nova quebra. O brasileiro, na sequência, sacou para fechar a parcial.

O americano salvou dois breaks no primeiro game do quarto set. Dois games depois, um dos mais longos da partida, Brooksby salvou outros quatro e fez 2/1. O rival do brasileiro sacou em 2/2 e chegou a salvar um break, mas João Fonseca conquistou nova quebra. No game seguinte, o número 1 do Brasil salvou um break e fez 4/2. Novamente pressionado, Brooksby salvou dois breaks no sétimo game. Heróico, o 101 do mundo devolveu a quebra quando o brasileiro sacou em 4/3. O americano seguiu lutando e João Fonseca, sacando em 5/4, saiu de 0/40, salvou os últimos três breaks e fez história novamente.

Rival de João Fonseca foi vice em Eastbourne

No último sábado, após furar o qualifying (vencendo dois jogos), o tenista americano, que é autista, perdeu a final do ATP 250 de Eastbourne, na Inglaterra, também na grama, para o compatriota Taylor Fritz (4º), que conquistou o tetracampeonato. Brooksby venceu seis partidas, contando com o qualy, no torneio britânico, até chegar à decisão.

Ex-número 33 do mundo (seu melhor ranking, alcançado em 2022), Brooksby venceu, em 2025, o primeiro ATP da carreira: no saibro de Houston, derrotado pelo compatriota na final Taylor Fritz

Na sexta-feira, brasileiro enfrenta, na terceira rodada e pela primeira vez na carreira, o qualifier chileno Nicolas Jarry (143º e ex-top 16), algoz do americano Learner Tien, por 6/2, 6/2 e 6/3

. Com o título, o americano pulou da 507ª colocação para o 172º lugar.

Lance!

Lance!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS