PUBLICIDADE

Israel Júnior leva Oeiras ao pódio no Pan Sub-13 de Tênis de Mesa

Israel Júnior leva Oeiras ao pódio no Pan Sub-13 de Tênis de Mesa

O mesatenista Israel Júnior, natural de Oeiras (PI), protagonizou uma conquista inédita ao liderar a seleção brasileira Sub-13 à medalha de prata por equipes no Campeonato Pan-Americano de Tênis de Mesa, realizado na Guatemala entre 3 e 10 de setembro de 2025. O destaque ficou por conta da vitória sobre o norte-americano Jaden Jia, na final.

Revelado nos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs) e atleta da Associação Oeirense de Tênis de Mesa (AOTM-PI), Israel foi peça-chave ao garantir o único ponto do Brasil na decisão, superando Jia. Com o resultado, a seleção brasileira Sub-13 assegurou a medalha de prata, feito inédito para o país na categoria.

Consolidando sua trajetória, o atleta já figura entre os 20 melhores do ranking nacional e é beneficiário do programa Bolsa Atleta, coordenado pela Secretaria dos Esportes do Estado do Piauí (Secepi).

Na semifinal, o Brasil venceu o Equador por 3 a 0, com vitória decisiva de Israel Júnior por 3 sets a 2. Na final, a equipe brasileira perdeu para os Estados Unidos por 3 a 1. Israel venceu Jaden Jia, mas foi superado por Chirag Pradhan. Os norte-americanos confirmaram o título.

Para o presidente da Federação Piauiense de Tênis de Mesa (FPTM), Jadelson Ribeiro, o feito é histórico:
“Pela primeira vez a equipe do Brasil chega a uma final do Pan-Americano Sub-13. Nunca imaginei tão alto, e agora já penso até em Olimpíada”.

A secretária estadual dos Esportes, Josiene Campelo, também celebrou:
“Essa prata tem brilho de ouro para o Piauí. Israel mostra que estamos no caminho certo, investindo em jovens atletas”.

Além da competição por equipes, Israel Júnior se prepara para disputar a categoria individual. Ele estreia nesta segunda-feira (8) pelo Grupo 4, contra o norte-americano Chirag Pradhan e o guatemalteco Hajun Leo Kim.

portalintegração

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS