PUBLICIDADE

IPTU de 2026 terá novas regras e poderá ser parcelado em até nove vezes

Foto: Gustavo Viana/Ascom SEMF

Os contribuintes de Teresina terão mudanças nas regras de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) a partir de 2026. Um decreto publicado no Diário Oficial do Município atualizou o regulamento tributário e ampliou as opções de parcelamento do imposto.

Com a nova norma, o IPTU poderá ser quitado em parcela única ou dividido em até nove parcelas mensais e consecutivas. A definição do valor mínimo de cada prestação ainda será estabelecida pela Secretaria Municipal de Finanças.

A atualização do regulamento tem como base uma lei complementar aprovada no fim de 2024, que autorizou a ampliação do parcelamento como forma de facilitar o pagamento por parte dos contribuintes.

O decreto mantém o incentivo para quem optar pelo pagamento à vista. O desconto continua sendo concedido aos proprietários que estejam em situação regular, sem débitos anteriores do imposto relacionados ao mesmo imóvel.

Quem continua isento

A norma preserva as hipóteses de isenção do IPTU para imóveis pertencentes a associações de moradores, associações de bairros e centros comunitários sem fins lucrativos, desde que os espaços sejam utilizados exclusivamente para as finalidades previstas em estatuto e tenham valor venal de até R$ 160.272,03.

Também permanecem isentos os imóveis residenciais com valor venal de até R$ 130 mil, desde que o proprietário resida no local e não possua outro imóvel no município.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS