A agência espacial norte-americana, Nasa, definiu 2035 como a data para levar humanos a Marte.
A estratégia de 10 anos definida pelo programa Artemis pretende, nesse período, preparar os humanos com treinamentos, estudos e missões de exploração da Lua.
A exploração na superfície lunar tem servido para descobrir avanços científicos e tecnológicos, além de reunir informações e conhecimentos sobre como manter a vida humana fora do nosso planeta azul.
Os humanos treinados em nosso satélite natural estarão preparados para embarcar, depois, para uma viagem de ida e volta a Marte com fins de pesquisa científica.
A viagem da Terra para o planeta vermelho tem previsão de durar de seis a sete meses, tanto na ida quanto na volta, cobrindo, no total, 804 milhões de quilômetros.
Além disso, a equipe deve passar cerca de 500 dias em solo marciano. Com a missão, a Nasa espera encontrar respostas a muitas perguntas que envolvem o planeta, como a origem, aparência atual e se em algum dia houve vida por lá.
“Os cientistas sabem bastante sobre a superfície do planeta por meio do envio de missões robóticas, mas ainda existem muitas características geológicas interessantes para se investigar mais de perto. Estas características poderão dizer aos pesquisadores mais sobre a formação do Sistema Solar”, escreveu Joel Levine, cientista atmosférico, professor do Departamento de Ciências Aplicadas da Universidade William & Mary, em Virgínia (EUA) e ex-pesquisador da Nasa, em um artigo publicado no site Space.com.
Fonte: SBT News