
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para a ocorrência de chuvas intensas e ventos fortes em cerca de 146 municípios do Piauí. Os avisos seguem válidos para esta segunda-feira (26) e terça-feira (27) e abrangem diversas regiões do estado.
De acordo com o órgão, dois níveis de alerta estão em vigor. O alerta amarelo, classificado como perigo potencial, indica possibilidade de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo atingir até 50 milímetros por dia, além de ventos com intensidade entre 40 e 60 km/h. Nesse cenário, há baixo risco de queda de energia elétrica, alagamentos, descargas elétricas e queda de galhos de árvores.
Já o alerta laranja, que representa perigo, aponta volumes mais elevados de chuva, variando entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros ao dia. Os ventos podem alcançar velocidades entre 60 e 100 km/h, aumentando o risco de transtornos como alagamentos, interrupção no fornecimento de energia e queda de árvores. A capital Teresina está entre os municípios incluídos nesse nível de alerta.
Recomendações
Durante o período de instabilidade, a orientação é que a população evite se abrigar debaixo de árvores, não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda e, sempre que possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
Em situações de emergência, os moradores devem acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Municípios em alerta de perigo
Agricolândia, Água Branca, Alto Longá, Altos, Amarante, Angical do Piauí, Aroazes, Assunção do Piauí, Barra D’Alcântara, Barras, Barro Duro, Batalha, Beneditinos, Boa Hora, Bom Princípio do Piauí, Boqueirão do Piauí, Brasileira, Buriti dos Lopes, Buriti dos Montes, Cabeceiras do Piauí, Cajueiro da Praia, Campo Largo do Piauí, Campo Maior, Capitão de Campos, Caraúbas do Piauí, Castelo do Piauí, Caxingó, Cocal, Cocal de Telha, Cocal dos Alves, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, Domingos Mourão, Elesbão Veloso, Esperantina, Francinópolis, Hugo Napoleão, Ilha Grande, Jardim do Mulato, Jatobá do Piauí, Joaquim Pires, Joca Marques, José de Freitas, Juazeiro do Piauí, Lagoa Alegre, Lagoa de São Francisco, Lagoa do Piauí, Lagoa do Sítio, Lagoinha do Piauí, Luís Correia, Luzilândia, Madeiro, Matias Olímpio, Miguel Alves, Miguel Leão, Milton Brandão, Monsenhor Gil, Morro do Chapéu do Piauí, Murici dos Portelas, Nazária, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora dos Remédios, Novo Oriente do Piauí, Novo Santo Antônio, Olho D’Água do Piauí, Palmeirais, Parnaíba, Passagem Franca do Piauí, Pau D’Arco do Piauí, Pedro II, Pimenteiras, Pio IX, Piracuruca, Piripiri, Porto, Prata do Piauí, Regeneração, Santa Cruz dos Milagres, Santo Antônio dos Milagres, São Félix do Piauí, São Gonçalo do Piauí, São João da Fronteira, São João da Serra, São João do Arraial, São José do Divino, São Miguel da Baixa Grande, São Miguel do Tapuio, São Pedro do Piauí, Sigefredo Pacheco, Teresina, União, Valença do Piauí e Várzea Grande.
Municípios em alerta de perigo potencial
Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí, Amarante, Aroeiras do Itaim, Arraial, Barra D’Alcântara, Belém do Piauí, Bocaina, Cajazeiras do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Campo Grande do Piauí, Colônia do Piauí, Dom Expedito Lopes, Floriano, Francinópolis, Francisco Ayres, Francisco Macedo, Francisco Santos, Fronteiras, Geminiano, Guadalupe, Inhuma, Ipiranga do Piauí, Jaicós, Jerumenha, Lagoa do Sítio, Marcos Parente, Monsenhor Hipólito, Nazaré do Piauí, Novo Oriente do Piauí, Oeiras, Padre Marcos, Paquetá, Picos, Pimenteiras, Pio IX, Porto Alegre do Piauí, Regeneração, Santa Cruz do Piauí, Santana do Piauí, Santa Rosa do Piauí, Santo Antônio de Lisboa, São Francisco do Piauí, São João da Canabrava, São João da Varjota, São José do Piauí, São Julião, São Luís do Piauí, Sussuapara, Tanque do Piauí, Valença do Piauí, Várzea Grande e Vila Nova do Piauí.






