
Incêndios florestais de grandes proporções vêm sendo registrados nos municípios de Monsenhor Gil e Lagoinha do Piauí nesta semana. De acordo com moradores da comunidade Boa Esperança, em Monsenhor Gil, a situação se agravou na última terça-feira (26), quando os focos de fogo se intensificaram e alcançaram áreas de mata.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Flaviano Lopes, explicou que, apesar do decreto estadual que proíbe queimadas, muitos moradores ainda utilizam fogo para limpar terrenos e renovar pastagens, prática que frequentemente sai do controle.
“Os proprietários ainda têm aquela cultura de queimar a pastagem para renovar o pasto. E aí esse fogo se alastra e sai do controle”, afirmou o secretário.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram chamas que ultrapassam quatro metros de altura. Para tentar controlar os focos, a prefeitura de Monsenhor Gil conta apenas com um caminhão-pipa e o apoio de servidores da Secretaria de Meio Ambiente, que utilizam também maquinários do município.
Apesar do avanço no controle, os bombeiros mantêm o monitoramento constante da região, em parceria com a prefeitura e através do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), devido à possibilidade de reignição.
O Comando Operacional do CBMEPI destacou ainda que segue atento às ocorrências em todo o estado e que a atuação contra incêndios conta com integração de órgãos como a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semahr) e a Defesa Civil, por meio da implantação de brigadas e do mapeamento de áreas mais vulneráveis às queimadas.
canal121