Um incêndio de grandes proporções atingiu, na madrugada desta quarta-feira (25), uma garagem localizada no bairro Esplanada, zona Sul de Teresina, e destruiu 13 ônibus escolares. O fogo começou por volta das 4h, em um espaço anexo a uma madeireira, na Avenida Prefeito Wall Ferraz, onde os veículos estavam estacionados.

De acordo com o capitão Juarez, do Corpo de Bombeiros, 25 militares foram mobilizados para conter as chamas. O combate ao fogo foi realizado em duas frentes, evitando que o incêndio se alastrasse para outras áreas do terreno.
“A área próxima à BR foi preservada, o que leva a crer que o foco inicial pode ter ocorrido na parte traseira da garagem”, informou o oficial. A causa do incêndio será apurada por meio de perícia técnica.

Os veículos destruídos pertenciam à frota da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e eram utilizados no transporte de estudantes da rede pública de ensino. Segundo um dos motoristas, que preferiu não se identificar, os ônibus atendiam alunos de pelo menos três escolas municipais: Dom Helder Câmara, Professora Mariana Socorro Pereira da Silva e Professor Ofélio Leitão.
A estimativa é de que mais de dois mil alunos tenham sido diretamente afetados pela perda dos veículos. O secretário municipal de Educação, Ismael Silva, informou que alternativas emergenciais estão sendo adotadas para garantir o transporte dos estudantes ainda nesta quarta-feira, evitando prejuízos ao calendário escolar.
NOTA CORPO DE BOMBEIROS
O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) informa que, desde as 4h30 da manhã desta quarta-feira (25), equipes com 25 militares atuam em uma ocorrência de incêndio em uma madeireira localizada no bairro Esplanada, zona Sul de Teresina. O fogo atingiu parte do galpão da empresa e também uma garagem onde estavam estacionados 13 ônibus coletivos.
As equipes do CBMEPI foram acionadas prontamente e atuaram com agilidade para controlar e extinguir o incêndio. A operação contou com três caminhões Auto Bomba Tanque e Salvamento (ABTS), cada um com capacidade para 10 mil litros de água, totalizando 30 mil litros utilizados no combate às chamas que já tomavam todo o local e os ônibus.
Além dos ABTs, foram utilizados materiais para rescaldo e viaturas de salvamento. Não houve vítimas, e as equipes permanecem no local monitorando a situação.
De acordo com a comandante da operação, tenente Prado, a prioridade inicial foi controlar as chamas e impedir que o fogo se alastrasse para terrenos vizinhos.