PUBLICIDADE

Fogo na COP30: carta da ONU havia alertado sobre ‘falhas de infraestrutura’

quipes de emergência combatendo um incêndio que deflagrou em um pavilhão dentro do local de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas COP30 em Belém, estado do Pará, Brasil, em 20 de novembro de 2025 – (crédito: AFP)

Nesta quinta-feira (20/11), um  atingiu pavilhões da zona Azul local onde ocorrem as reuniões de alto escalão da 30ª Conferência das Partes (COP30). O fogo se alastrou pelo local e provocou a evacuação, com o cancelamento das atividades previstas. Ainda não há explicações definitivas sobre o que causou o incidente, embora investigação aponte para hipóteses de falha em um gerador ou curto-circuito em um stand.

A carta, com assinatura do secretário-executivo da UNFCCC, Simon Stiell, foi enviada após um grupo tentar invadir a zina Azul. Na ocasião, a Casa Civil afirmou que atendeu aos pedidos da ONU e que os governos estadual e federal, junto ao Departamento das Nações Unidas para Segurança e Proteção (UNDSS), responsável pela segurança dentro do evento, se reuniram para reavaliar as medidas de segurança.

Em comunicado, a organização da COP30 informou que o incêndio “está controlado e não deixou feridos”. “As equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local”, finaliza.

correioweb

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS