PUBLICIDADE

Homem é flagrado maltratando cavalo na festa dos vaqueiros na zona rural de Buriti dos Lopes

Um homem passa a desferir golpes utilizando uma espécie de espora fixada na bota de couro, agravando ainda mais o sofrimento do cavalo

Na a segunda-feira, 8 de dezembro, durante os festejos de Santa Luzia, no povoado Barra do Longá, zona rural de Buriti dos Lopes, no norte do Piauí, uma cena de maus-tratos a animal chocou moradores e ganhou repercussão nas redes sociais.

De acordo com informações repassadas por populares, o caso ocorreu durante a chamada “festa dos vaqueiros”. Em um vídeo que circula na internet, dois homens aparecem tentando levantar um cavalo que está caído no chão. Em determinado momento, um deles fica com a perna presa sob o corpo do animal, enquanto o outro passa a desferir golpes utilizando uma espécie de espora fixada na bota de couro, agravando ainda mais o sofrimento do cavalo.

As imagens foram registradas por um morador e publicadas nas redes sociais, o que motivou denúncias. A Polícia Militar foi acionada e informou que está realizando diligências para identificar e responsabilizar os envolvidos no crime de maus-tratos.

O que diz a lei

O crime de maus-tratos a animais está previsto no artigo 32 da Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais). Com a alteração promovida pela Lei nº 14.064/2020, quando o crime é cometido contra cães ou gatos, a pena pode chegar a cinco anos de reclusão. Para outros animais, como equinos, a legislação prevê detenção de três meses a um ano, além de multa. A prática de ferir, abusar, maltratar ou submeter o animal a sofrimento desnecessário é considerada crime, sujeita à responsabilização penal.

Da Redação: Portal do Rurik

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS