
O governador Rafael Fonteles se manifestou nesta quarta-feira (1º) sobre a operação deflagrada em Teresina que investiga fraudes em contratos da saúde pública. Ele afirmou que todas as secretarias do Estado estão orientadas a colaborar integralmente com as autoridades responsáveis e destacou o respeito ao devido processo legal.
“Todas as secretarias do governo do Estado estão determinadas a colaborar com qualquer investigação. Valorizamos o Estado Democrático de Direito. Quem tiver problemas vai ter que cumprir as penalidades da lei”, declarou.
A ação foi realizada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), na terça-feira (30). As operações OMNI e Difusão investigam fraudes milionárias em contratos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina. Segundo as apurações, empresas de fachada e processos licitatórios manipulados eram usados para desviar recursos destinados à saúde pública.
Auditorias permanentes
O governador ressaltou que o Estado mantém auditorias internas contínuas em todas as secretarias, além da fiscalização externa realizada por órgãos de controle. Segundo ele, esse processo é essencial diante do volume de recursos administrados pelo Piauí.
“O governo trabalha com um orçamento superior a R$ 20 bilhões, com milhares de contratos públicos. Todos precisam ser devidamente fiscalizados. Temos que aguardar as informações oficiais para saber se há servidores envolvidos ou se a questão é restrita a empresas”, disse.
Cautela nas apurações
Fonteles pediu cautela diante do andamento das investigações, lembrando que nem sempre operações resultam em comprovação de irregularidades.
“Já vimos situações em que, ao final, não se constatou ilegalidade. Em outras, houve penalidades. É por isso que precisamos respeitar o processo legal e garantir o direito de defesa de todos os investigados”, pontuou.
Investimentos em educação
Paralelamente às investigações, o governador iniciou o mês de outubro, período em que se comemora o Mês do Piauí, entregando mais uma escola de ensino médio em tempo integral e educação profissional em Teresina.
A unidade faz parte de um conjunto de mais de 140 escolas climatizadas e modernizadas na capital. As estruturas contam com laboratórios, bibliotecas, internet de alta velocidade, mobiliário novo, refeitório adequado e espaços de convivência para estudantes que permanecem até nove horas por dia em sala de aula.
Transformação digital
O governador também destacou a transformação digital em andamento no Estado, que, segundo ele, amplia a eficiência e a qualidade da prestação de serviços públicos.
“A transformação digital ajuda a fazer mais com menos. Isso vale para a educação, saúde, segurança pública e para toda a administração estadual”, afirmou.






