PUBLICIDADE

Governador de SC sugere separar Sul do Brasil: “Passamos a trena, diz” brincando; será?

Reprodução/Construa Sul
Jorginho Mello (PL), governador de SC, fez discurso separatista em tom de brincadeira

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), sugeriu, em tom de “brincadeira”, a criação de um “país do Sul”, durante um discurso no evento “Construa Sul 2025”.

A fala foi feita durante uma apresentação do evento, ao lado do governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), e do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD). Mello elogiou os dois, os chamando de “presidenciáveis”.

Durante a fala, o governador catarinense disse rindo que “o Sul é nosso país”, provocando risos e aplausos da plateia e dos outros chefes do Executivo.

“Temos dois candidatos à Presidência da República aqui. Daqui a pouco, se o negócio não funcionar muito bem lá para cima, nós passamos uma trena para o lado de cá e fazemos ‘o Sul é nosso país’, né?”, comentou Jorginho Mello.

Veja o momento da fala:

Construa Sul
O discurso no evento, promovido pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e entidades da Região Sul do Brasil, aconteceu na última quinta-feira (12).

O Construa Sul foi um evento exclusivo para 500 pessoas, entre empresários, autoridades públicas de todas as esferas de governo e formadores de opinião em Curitiba.

A fala foi feita após o debate sobre uma união dos estados do Sul e do Mato Grosso do Sul, em que Jorginho comentou que “têm sul, está conosco” — em referência ao nome do estado da região Centro-Oeste.

Repercussão

O vídeo com o trecho circulou rapidamente em perfis políticos e páginas de notícias. Enquanto alguns internautas trataram a fala como uma piada inofensiva, outros a consideraram ousada diante da atual polarização política no país.

Apesar do tom descontraído, a declaração reforça um discurso regionalista que vem ganhando força no Sul do Brasil, impulsionado por críticas à atuação do governo federal em áreas como infraestrutura, segurança e repasses de verbas.

Durante o encontro, os três governadores do Sul destacaram a parceria entre os estados, com foco em ações conjuntas nas áreas de defesa civil e infraestrutura regional.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS