PUBLICIDADE

Gestão Dr. Pessoa tem contas em análise na Câmara de Teresina

Foto: Jonas Carvalho

A Câmara Municipal de Teresina inicia, na próxima quarta-feira (10), a análise das contas da gestão do ex-prefeito Dr. Pessoa (PRD). O primeiro processo a ser apreciado será o do exercício de 2021, aprovado com ressalvas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), mas com parecer da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa pela reprovação.

Na sequência, os vereadores devem avaliar as contas referentes a 2023, já rejeitadas por unanimidade pelo TCE-PI. O relatório da comissão da Câmara também recomenda a reprovação. As contas de 2022 ainda não entraram na pauta, pois o ex-prefeito tem até o dia 9 de setembro para apresentar defesa antes da emissão do parecer.

Possível inelegibilidade

A votação no plenário pode ter impacto direto no futuro político de Dr. Pessoa. Caso as contas sejam rejeitadas, ele pode se tornar inelegível, perdendo o direito de disputar eleições nos próximos anos.

De acordo com o TCE-PI, foram identificadas falhas como empenhos sem cobertura financeira, descumprimento de metas fiscais e problemas no regime próprio de previdência. As irregularidades motivaram os pareceres técnicos contrários à aprovação.

Clima na Câmara

A expectativa é de debate intenso entre vereadores da base e da oposição. Apesar do peso dos pareceres técnicos, aliados de Dr. Pessoa ainda articulam em busca de votos para tentar evitar a rejeição.

O resultado da votação será decisivo para definir o alcance da influência política do ex-prefeito, que deixou o cargo em 2024 sob críticas à condução administrativa.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS