john Lucas Pereira Cruz, fotógrafo de Campo Maior, conquistou o primeiro lugar em menção honrosa no Prêmio Mário de Andrade
fotógrafo destacou o impacto do processo da farinhada em sua pesquisa, o que o levou a registrar a prática de forma aprofundada.

John Lucas Pereira Cruz, fotógrafo de Campo Maior, conquistou o primeiro lugar em menção honrosa no Prêmio Mário de Andrade de Fotografias Etnográficas, edição 2024, com a série “Farinhada no Piauí – Um olhar fotográfico nas raízes culturais”.

Formado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Piauí, John Lucas é fotógrafo documental e possui trabalhos sobre a cultura dos interiores do Piauí. A série vencedora foi desenvolvida em 2022, em uma comunidade quilombola de Capitão de Campos, e documenta a tradicional produção artesanal de farinha.

Ao comentar sobre seu trabalho para o Em Foco, o fotógrafo destacou o impacto do processo da farinhada em sua pesquisa, o que o levou a registrar a prática de forma aprofundada.

A série fotográfica foi inscrita no Prêmio Mário de Andrade, promovido pelo IPHAN e Museu Nacional do Folclore, e será exposta no Museu Nacional do Folclore, reforçando a importância da cultura imaterial do Piauí.

John Lucas, natural da Bahia, reside em Campo Maior e trabalha com fotografia há 10 anos, sendo nos últimos 5 que se dedicou ao estudo da cultura local. Além da farinhada, suas lentes já capturaram imagens de vaqueiros, o Mercado Municipal de Campo Maior e grupos indígenas refugiados da Venezuela. Suas publicações estão disponíveis em suas redes sociais.

A série fotográfica foi inscrita no Prêmio Mário de Andrade, promovido pelo IPHAN

CAMPO MAIOR EM FOCO

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui