PUBLICIDADE

Filas de espera do SUS podem diminuir após aprovação de MP na Câmara

Filas de espera do SUS podem diminuir após aprovação de MP na Câmara

A Medida Provisória 1.301/25, que cria o Programa “Agora Tem Especialistas”, foi aprovada nesta quarta-feira (24) pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, e segue agora para sanção presidencial. A medida tem como objetivo ampliar o acesso da população a consultas, exames e cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da participação de prestadores privados, em troca de redução de tributos federais. Sem a votação, a MP perderia a validade nesta sexta-feira (26).

O programa terá vigência até 31 de dezembro de 2030, com renúncia fiscal estimada em R$ 2 bilhões por ano a partir de 2026. Embora os procedimentos possam ser realizados ainda este ano, as deduções de impostos começam a valer apenas em 2026.

Merlong Solano

Impacto no Piauí

O deputado federal Merlong Solano (PT-PI) comemorou a aprovação da MP e destacou o impacto do programa “Mais Especialistas”, já em execução no Piauí. No estado, o mutirão do programa realizou 451 atendimentos no Hospital Universitário da UFPI, em Teresina, incluindo 86 cirurgias eletivas, 170 consultas e 195 exames e outros procedimentos.

“Todos sabemos que o SUS salva milhares de vidas na urgência, emergência e atenção básica. Mas o acesso a especialistas é fundamental para procedimentos complexos e precisa ser ampliado, sobretudo no interior do país. Essa medida provisória é essencial para garantir atendimento de qualidade a toda a população brasileira”, afirmou Merlong Solano.

O parlamentar ressaltou ainda a importância da presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante a votação: “É um reforço ao nosso sistema de saúde, garantindo acesso mais rápido a especialistas e reduzindo gargalos que ainda existem no SUS”.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS