Forbes publicou pela primeira vez a 50 over 50 global, uma lista que indica as 50 mulheres com mais de 50 anos mais influentes do mundo. O compilado conta com representantes de 32 países. Três nomes da lista são brasileiros: Fernanda Torres, Maria da Penha e Ana Cabral.

Maria da Penha é citada por inspirar a criação da Lei Maria da Penha (Lei Federal Nº 11.340), que foi sancionada após sua luta de quase 20 anos por justiça após sobreviver a uma tentativa de feminicídio. A ativista utiliza cadeira de rodas desde 1983, quando o crime ocorreu.
Ana Cabral lidera uma das maiores empresas de mineração de lítio do mundo, a Sigma Lithium. No cargo desde 2016, Ana também é co-fundadora e sócia-gerente da A10 Investimentos, a firma de private equity que detém cerca de 44% das ações da Sigma.
“Sob sua liderança, a companhia avançou na produção de lítio sem produtos químicos perigosos e realizou sua listagem na Nasdaq em 2021… No início de sua carreira, trabalhou no Goldman Sachs supervisionando mercados de capitais na América Latina”, ressalta a Forbes.
A lista também cita Claudia Sheinbaum, a primeira mulher presidente do México, eleita em junho de 2024; Miuccia Prada, fundadora da Miu Miu e co-CEO da Prada; e Desiree Ellis, treinadora da seleção feminina de futebol da África do Sul.
CORREIOWEB