PUBLICIDADE

Família explorava minério sem autorização e causou prejuízo de R$52 milhões

Uma família é alvo de uma operação de combate a crimes ambientais e usurpação de bens da União da Polícia Federal nas cidades mineiras de Catas Altas e Santa Bárbara, na Região Central de Minas.

Agentes cumprem um mandado de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira (30/5).

As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Federal Criminal de Belo Horizinte, a pedido do Ministério Público Federal (MPF), que denunciou três pessoas de uma mesma família.

Família é acusada de praticar, de forma reiterada, crimes ambientais e extração ilegal de minério de ferro em propriedade particular © PF/Divulgação

A família é acusada de praticar, de forma reiterada, crimes ambientais e extração ilegal de minério de ferro em propriedade particular pertencente ao patriarca da família, sem qualquer autorização legal. Também foi constatada a supressão de vegetação nativa na área.

A investigação da Polícia Federal revelou que a extração ilegal de minério de ferro era habitual e profissional, sendo a principal fonte de renda da família há anos. Laudo pericial apontou prejuízo ambiental e ao patrimônio da União estimado em quase R$ 52 milhões nos últimos anos.

A Polícia Militar Ambiental realizou diversas fiscalizações na propriedade, aplicando autuações administrativas e determinando, por diversas vezes, a paralisação das atividades ilegais, que, contudo, nunca foram efetivamente interrompidas. Diante da continuidade das infrações, foram solicitadas as medidas de busca e prisão ao Judiciário.

O preso será encaminhado ao CERESP Gameleira, onde permanecerá à disposição da Justiça Federal. As penas somadas podem chegar a 6 anos de detenção e multa para cada um dos denunciados.

A Polícia Federal (PF) não divulgou o nome dos suspeitos e nem do preso.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS