Levantamento feito pelo Brasil de Fato, utilizando as pesquisas eleitorais divulgadas até essa sexta-feira (14), mostra que a grande maioria dos candidatos petistas que disputam as prefeituras das nove capitais nordestinas não agradaram o eleitor. Apenas o deputado estadual Fábio Novo (PT) desponta com uma candidatura competitiva, em Teresina (PI), onde aparece à frente dos demais candidatos, mas empatado tecnicamente com o ex-prefeito local, Silvio Mendes (UB).
Nesta sexta-feira, o Instituto Datamax divulgou a última pesquisa para a prefeitura local, que coloca Fábio Novo na dianteira com 41,78% das intenções de votos. Mendes vem em seguida, com 41,14%. Na campanha do petista, o resultado foi celebrado, pois é a primeira vez que o candidato do PT aparece à frente.
Na última quarta-feira (12), o Instituto Ippi divulgou sua pesquisa, com cenário similar, mas com Fábio Novo atrás, somando 39% das intenções de voto na capital piauiense. Se principal oponente, Silvio Mendes, tem 40%.
Os levantamentos mostram que em duas capitais pode não haver segundo turno. Em Salvador (BA), o atual prefeito Bruno Reis (UB) aparece com 64% das intenções de voto, no levantamento divulgado pela Paraná Pesquisas, no dia 4 de junho deste ano. Seu oponente mais próximo é Geraldo Júnior (MDB), com 11%.
Em Recife, o prefeito João Campos (PSB) aparece como favorito à reeleição. O candidato pessebista soma 57% dos votos, na pesquisa da Atlasintel, divulgada em 26 de abril. Em segundo, está o ex-ministro do Turismo do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Gilson Machado (PL), com 21%.
Em São Luis (MA), o prefeito Eduardo Braide (PSD) aparece à frente, com boa margem de diferença, na disputa pela prefeitura, com 39,7%, de acordo com a pesquisa do Datailha, de 26 de abril. Em seguida está o deputado federal Duarte Jr (PSB), com 20,6%.
Levantamentos da Paraná Pesquisas e Atlasintel mostram que o prefeito de Fortaleza (CE), José Sarto (PDT), principal aliado de Ciro Gomes no Ceará, corre o risco de perder a sua cadeira no Palácio da Abolição. Nas duas pesquisas, o atual mandatário aparece com 18% e 20%, respectivamente. À frente está o ex-deputado federal Capitão Wagner (UB), que soma 33% nas duas pesquisas.
Em Natal (RN), a deputada federal Natália Bonavides (PT), uma das apostas petistas para 2024, aparece em segundo lugar nas pesquisas. O cenário desenhado pelos levantamentos indicam que a parlamentar terá trabalho durante o período eleitoral para conseguir tirar a vitória das mãos do ex-prefeito do município, Carlos Eduardo (PSD).
No levantamento da Datavero, de 26 de março, Bonavides soma 11,3% das intenções de voto, contra 41,5% de Eduardo. Na pesquisa mais recente, do Instituto Agorasei, de 30 de abril, a petista aparece com 12,3% e seu oponente 43,69%.
O prefeito de João Pessoa (PB), Cícero Lucena (PP) pode confirmar em outubro sua reeleição. O pleito parece tranquilo para o atual mandatário, que soma 34% das intenções de voto, no levantamento de 21 de março, da Certifica Consultoria. À frente do deputado federal Ruy Carneiro (Podemos), que aparece com 22%.
A pesquisa de 28 de abril deste ano, do DataTrends, a mais recente para a prefeitura de Maceió, indica uma disputa aberta ainda. O atual prefeito, João Henrique Caldas (JHC), soma 39%, contra 4% do deputado federal Rafael Brito (MDB). Porém, 54% afirmaram ainda não ter decidido o voto.
Em Aracaju (SE), a capital com mais mulheres pré-candidatas, a vereadora Emília Correa (PL) aparece à frente da deputada federal Yara Moura (MDB), de acordo com levantamento feito pelo Real Time BigData, de 11 de junho. As duas somam 26% e 13% das intenções de votos, respectivamente.
Fonte: Brasil de Fato