Faltando menos de duas semanas para as eleições municipais, o candidato a prefeito de Teresina e deputado estadual, Fábio Novo, intensificou a campanha na reta final. Com uma média de quatro reuniões e uma caminhada por dia, Novo vem conversando com a população e reforçando seu compromisso com a cidade.
O plano de governo de Fábio Novo foi construído com a participação popular através da plataforma digital em seu site, que ficou disponível em novembro de 2023 até maio. São propostas para as quatro zonas da capital, além da zona rural, com três pilares: 1) garantia de direitos e serviços essenciais; 2) infraestrutura e desenvolvimento, atenção à emergência climática e 3) sustentabilidade, transformação digital e modernização da gestão. Para a reconstrução da cidade, há a necessidade da união de forças políticas com o governo estadual, federal e a bancada estadual e federal de parlamentares.
Conheça 13 propostas do time do Povo
Saúde Digital
O Programa Piauí Saúde Digital nas UBS, em parceria com o governo do Piauí, garantirá consultas em dez especialidades médicas e duas não médicas, todos os dias da semana. Novo também implantará quatro novas centrais de exames laboratoriais e de imagem em cada região da cidade.
Aderir ao Mais Médicos
O Programa Mais Médicos não foi implantado pela atual gestão municipal na capital. Ao aderir ao programa, Novo garantirá 100 novos médicos para as unidades de saúde de Teresina, assegurando um profissional a mais para cada UBS.
Criação da Secretaria da Primeira Infância
A criação da Secretaria da Primeira Infância, alinhada ao Pacto pelas Crianças do Piauí, do governo do Estado, destaca a importância de políticas públicas voltadas às crianças nos primeiros anos de vida, período crucial para o desenvolvimento humano. Suas principais responsabilidades incluirão educação infantil de qualidade, saúde infantil e apoio às famílias.
Criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência
A Secretaria da Pessoa com Deficiência será criada para garantir que as políticas públicas sejam inclusivas e atendam às necessidades específicas dessa população. Suas funções principais serão: acessibilidade nos espaços públicos e privados, inclusão no mercado de trabalho, com o desenvolvimento de programas que facilitem essa inserção e assistência e serviços, com a oferta de serviços como reabilitação, educação especial e apoio psicológico.
Dobro de escolas com Ensino Integral
Essa medida prevê o dobro da quantidade de escolas e ofertas de matrículas da rede municipal de ensino em tempo integral. Aliado à Secretaria da Primeira Infância, será ampliada a quantidade de vagas em creches municipais e conveniadas, para garantir 50% de crianças de até 3 anos de idade na escola, hoje o indicador é de apenas 30% na capital.
OPA Cidade
Reestruturação do Orçamento Popular de Teresina para operar nos moldes do Orçamento Participativo do Governo Estadual (OPA Cidade). Essa iniciativa permitirá uma maior participação cidadã na alocação dos recursos municipais, promovendo justiça e equidade na distribuição dos investimentos públicos. Além disso, garantirá a participação social na concepção, implementação e monitoramento das políticas públicas municipais.
40 mil novos empregos
A meta é criar 40 mil empregos por meio de incentivos a novos negócios, apoio ao empreendedorismo e à capacitação profissional, com a criação de programas como o Destrava Teresina (desburocratização na implantação de empreendimentos) e o InovaThe (em parceria com o Governo Estadual, estimulando startups e empresas de tecnologia). Além disso, será criada, em parceria com os governos federal e estadual, uma linha de crédito especial no Banco Popular de Teresina para startups, micro e pequenas empresas.
Tarifa Zero
A implantação gradual da Tarifa Zero para o transporte coletivo de Teresina promoverá o acesso de todos os cidadãos ao transporte público, proporcionando maior inclusão social e contribuindo para a redução do tráfego de veículos particulares nas vias da cidade. Isso também ajudará a reduzir a poluição do ar, incluindo a aquisição de 400 veículos elétricos e a integração com o metrô na capital.
Obras Estruturantes
Fábio Novo viabilizará, em parceria com o Governo Federal e Estadual, as seguintes obras: Ponte Leste/Norte (UFPI); viaduto ligando a Ponte Wall Ferraz à Avenida Cajuína; prolongamento da Via Sul (da Ponte Wall Ferraz até a Ponte Anselmo Dias); anel viário Sul – Teresina (BR-316) – Timon (BR-226); prolongamento da Avenida Pe. Humberto Pietrogrande; viaduto na entrada do Conjunto Tancredo Neves; 2ª ponte sobre o Rio Poti, ligando o Poty Velho à Santa Maria da Codipi; ligação das regiões Sul e Sudeste conectando a Avenida Celso Pinheiro à Avenida Joaquim Nelson; e requalificação urbana e viária para a Rua Rui Barbosa, no trecho do bairro São Joaquim.
Revitalização do Centro
Com a criação da Coordenação de Revitalização do Centro de Teresina, que será responsável por coordenar as políticas e ações destinadas a revitalizar e preservar o centro histórico da cidade, Novo também garantirá: melhoria na infraestrutura urbana e qualidade de vida aos moradores e visitantes; um corredor cultural na Av. Antonino Freire; estímulo à economia, com a promoção de iniciativas ao comércio; e promoverá, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, a estimulação de moradias populares e a segurança no Centro.
Implantar Programa de Regularização Fundiária
A implantação do Programa de Regularização Fundiária em Teresina tem o intuito de garantir a entrega do título de propriedade para 100% dos imóveis municipais. Por exemplo, em relação às igrejas, será feito um mapeamento de unidades religiosas, assegurando a isenção tributária, a regularização fundiária e o diálogo para conhecimento da realidade e demandas.
Retomada da Lei Municipal de Incentivo à Cultura
A Lei Municipal de Incentivo à Cultura Arimatéia Tito Filho foi sancionada na década de 1990 e não funciona desde 2012. Ela concede incentivos fiscais para a realização de projetos culturais no município de Teresina. Essa lei permitirá que profissionais e grupos de diversas áreas da arte obtenham recursos para realizar projetos culturais, como filmes, peças teatrais e projetos musicais.
Integração das forças de Segurança Pública
A segurança pública será abordada de forma integrada, com a colaboração entre diferentes esferas do governo, especialmente o Governo Estadual, visando à redução da criminalidade e à promoção da paz social. Além disso, haverá um foco decisivo nas políticas de juventude, que serão orientadas prioritariamente para a prevenção ao uso de drogas e violência, por meio de programas educativos, culturais e esportivos que promovam o desenvolvimento saudável e seguro dos jovens, com a inclusão deles no mercado de trabalho.