PUBLICIDADE

EUA deixam quase 700 produtos brasileiros de fora do tarifaço de 50%; confira alguns itens

Castanha-do-pará com casca, frescas ou secas é um dos produtos fora do tarifaço

A Casa Branca anunciou, na tarde desta quarta-feira (30/7), os produtos brasileiros que ficam isentos do tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump. No início da tarde, o estadunidense determinou impostos adicionais de 40% aos bens exportados pelo Brasil. Somados aos 10% já existentes, a alíquota sobe para 50% e deve entrar em vigor na próxima quarta-feira (6/8), uma semana após o aviso.

Na tabela divulgada pelo governo dos Estados Unidos, 694 produtos aparecem isentos do adicional e devem permanecer com a taxa já existente de 10%.

Um dos bens mais exportados — e das maiores preocupações dos empresários brasileiros —, o suco de laranja é um dos produtos livres da sobretaxa. Entram na lista o suco congelado, o não-congelado e a polpa da fruta.

A exportação de aeronaves, outro dos produtos com maior participação no comércio entre EUA e Brasil, também não dever sofrer sobretaxas. Aviões, aeronaves para transporte de passageiro, para voos controlados remotamente e partes de aeronaves devem permanecer com os 10% existentes. Integram a lista ainda para-brisas de diferentes veículos, motores, turbojatos, turbopropulsores, turbinas a gás de aeronaves e baterias.

A isenção contempla ainda uma série de minérios e metais exportados, como aço, ferro, cobre, minério de ferro, ferro-gusa, ferroníquel, nióbio e aço-inoxidável. A regra vale para matérias-prima e algumas peças, como fios, tubulações, dobradiças e até mesmo pias e lavatórios de inox.

No entanto, produtos importantes para a indústria brasileira, como o café e as carnes, ficaram de fora da isenção e serão tarifados em 50%.

Segundo a nota publicada nos canais oficiais do governo americano, a medida busca sancionar “políticas, práticas e ações recentes do Governo do Brasil”, classificadas por Donald Trump como “ameaça incomum e extraordinária à política externa e à economia dos Estados Unidos”.

O texto cita ainda o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O magistrado foi incluído na lista de sancionados pela Lei Magnitsky sob acusações de usar o cargo para perseguir adversários políticos.

Confira a lista dos produtos isentos do tarifaço

Castanha-do-pará com casca, frescas ou secas;

Polpa de laranja;

Suco de laranja, congelado;

Suco de laranja, não congelado, valor Brix <20, não concentrado;

Suco de laranja, não congelado, valor Brix <20, outros;

Mica bruta;

Minério de ferro, não aglomerado;

Minério de ferro, aglomerado;

Minérios e concentrados de estanho;

Carvão, antracito, mesmo pulverizado, mas não aglomerado;

Carvão, betuminoso, mesmo pulverizado, mas não aglomerado;

Carvão, exceto antracito ou betuminoso, mesmo pulverizado, mas não aglomerado;

Carvão, briquetes, ovoides e combustíveis sólidos semelhantes fabricados a partir de carvão;

Lignito (excluindo azeviche), mesmo pulverizado, mas não aglomerado;

Lignito (excluindo azeviche), aglomerado;

Esses são apenas alguns produtos.

correioweb

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS