
A Casa Branca anunciou, na tarde desta quarta-feira (30/7), os produtos brasileiros que ficam isentos do tarifaço imposto pelo presidente Donald Trump. No início da tarde, o estadunidense determinou impostos adicionais de 40% aos bens exportados pelo Brasil. Somados aos 10% já existentes, a alíquota sobe para 50% e deve entrar em vigor na próxima quarta-feira (6/8), uma semana após o aviso.
Na tabela divulgada pelo governo dos Estados Unidos, 694 produtos aparecem isentos do adicional e devem permanecer com a taxa já existente de 10%.
Um dos bens mais exportados — e das maiores preocupações dos empresários brasileiros —, o suco de laranja é um dos produtos livres da sobretaxa. Entram na lista o suco congelado, o não-congelado e a polpa da fruta.
A exportação de aeronaves, outro dos produtos com maior participação no comércio entre EUA e Brasil, também não dever sofrer sobretaxas. Aviões, aeronaves para transporte de passageiro, para voos controlados remotamente e partes de aeronaves devem permanecer com os 10% existentes. Integram a lista ainda para-brisas de diferentes veículos, motores, turbojatos, turbopropulsores, turbinas a gás de aeronaves e baterias.
A isenção contempla ainda uma série de minérios e metais exportados, como aço, ferro, cobre, minério de ferro, ferro-gusa, ferroníquel, nióbio e aço-inoxidável. A regra vale para matérias-prima e algumas peças, como fios, tubulações, dobradiças e até mesmo pias e lavatórios de inox.
No entanto, produtos importantes para a indústria brasileira, como o café e as carnes, ficaram de fora da isenção e serão tarifados em 50%.
Segundo a nota publicada nos canais oficiais do governo americano, a medida busca sancionar “políticas, práticas e ações recentes do Governo do Brasil”, classificadas por Donald Trump como “ameaça incomum e extraordinária à política externa e à economia dos Estados Unidos”.
O texto cita ainda o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O magistrado foi incluído na lista de sancionados pela Lei Magnitsky sob acusações de usar o cargo para perseguir adversários políticos.
Confira a lista dos produtos isentos do tarifaço
Castanha-do-pará com casca, frescas ou secas;
Polpa de laranja;
Suco de laranja, congelado;
Suco de laranja, não congelado, valor Brix <20, não concentrado;
Suco de laranja, não congelado, valor Brix <20, outros;
Mica bruta;
Minério de ferro, não aglomerado;
Minério de ferro, aglomerado;
Minérios e concentrados de estanho;
Carvão, antracito, mesmo pulverizado, mas não aglomerado;
Carvão, betuminoso, mesmo pulverizado, mas não aglomerado;
Carvão, exceto antracito ou betuminoso, mesmo pulverizado, mas não aglomerado;
Carvão, briquetes, ovoides e combustíveis sólidos semelhantes fabricados a partir de carvão;
Lignito (excluindo azeviche), mesmo pulverizado, mas não aglomerado;
Lignito (excluindo azeviche), aglomerado;
Esses são apenas alguns produtos.
correioweb