
A estudante de Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Josielly Figuerêdo, de 19 anos, alcançou um feito inédito ao nomear um asteroide em homenagem à capital piauiense. O corpo celeste, anteriormente identificado como 2023 QY16, recebeu oficialmente o nome de (792972) Teresina, reconhecimento realizado pelo Minor Planet Center da Universidade de Harvard e divulgado pela União Astronômica Internacional (IAU).
Natural de União (PI) e residente em Teresina, Josielly teve seu primeiro contato com a descoberta de asteroides em 2021, ao ingressar no Núcleo de Atividades para Altas Habilidades/Superdotação do Piauí (NAAHS/PI). Além da ciência, ela também se dedica à astrofotografia, registrando fenômenos como a Nebulosa de Órion e as Plêiades, com trabalhos já exibidos em mostras do Observatório Nacional e até da NASA.
A descoberta do asteroide ocorreu por meio do projeto internacional Caça Asteroides, uma iniciativa de ciência cidadã promovida pela International Astronomical Search Collaboration (IASC) em parceria com a NASA. Por meio da análise de pacotes de imagens enviadas pelo programa, participantes identificam corpos celestes que podem ser classificados como asteroides. Foi nesse processo que Josielly encontrou o asteroide inicialmente identificado como 2023 QY16, que mais tarde foi numerado e nomeado pelo Minor Planet Center.
Embora os créditos formais da descoberta tenham sido atribuídos ao observatório Mount Lemmon Survey, nos Estados Unidos, a equipe ofereceu à estudante a oportunidade de sugerir o nome. “Boas novas, pessoal! Lembram do meu asteroide provisório 2023 QY16?! Ele foi numerado e depois nomeado pelo Minor Planet Center da Universidade de Harvard! Dessa vez, senhoras e senhores, com vocês o asteroide (792972) Teresina, representando nosso município e o Piauí”, celebrou Josielly em suas redes sociais.
O asteroide Teresina agora integra oficialmente o catálogo internacional de corpos celestes, levando o nome da capital piauiense para além da Terra e se tornando um marco simbólico da presença do Piauí no universo da astronomia.