PUBLICIDADE

Estudante da UFPI batiza novo asteroide com o nome de Teresina

Foto: Reprodução 

A estudante de Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Josielly Figuerêdo, de 19 anos, alcançou um feito inédito ao nomear um asteroide em homenagem à capital piauiense. O corpo celeste, anteriormente identificado como 2023 QY16, recebeu oficialmente o nome de (792972) Teresina, reconhecimento realizado pelo Minor Planet Center da Universidade de Harvard e divulgado pela União Astronômica Internacional (IAU).

Natural de União (PI) e residente em Teresina, Josielly teve seu primeiro contato com a descoberta de asteroides em 2021, ao ingressar no Núcleo de Atividades para Altas Habilidades/Superdotação do Piauí (NAAHS/PI). Além da ciência, ela também se dedica à astrofotografia, registrando fenômenos como a Nebulosa de Órion e as Plêiades, com trabalhos já exibidos em mostras do Observatório Nacional e até da NASA.

A descoberta do asteroide ocorreu por meio do projeto internacional Caça Asteroides, uma iniciativa de ciência cidadã promovida pela International Astronomical Search Collaboration (IASC) em parceria com a NASA. Por meio da análise de pacotes de imagens enviadas pelo programa, participantes identificam corpos celestes que podem ser classificados como asteroides. Foi nesse processo que Josielly encontrou o asteroide inicialmente identificado como 2023 QY16, que mais tarde foi numerado e nomeado pelo Minor Planet Center.

Embora os créditos formais da descoberta tenham sido atribuídos ao observatório Mount Lemmon Survey, nos Estados Unidos, a equipe ofereceu à estudante a oportunidade de sugerir o nome. “Boas novas, pessoal! Lembram do meu asteroide provisório 2023 QY16?! Ele foi numerado e depois nomeado pelo Minor Planet Center da Universidade de Harvard! Dessa vez, senhoras e senhores, com vocês o asteroide (792972) Teresina, representando nosso município e o Piauí”, celebrou Josielly em suas redes sociais.

O asteroide Teresina agora integra oficialmente o catálogo internacional de corpos celestes, levando o nome da capital piauiense para além da Terra e se tornando um marco simbólico da presença do Piauí no universo da astronomia.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS