PUBLICIDADE

Estande da UFPI na 73ª Expoapi destaca tecnologias e produtos inovadores desenvolvidos na Instituição

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) marca presença na 73ª EXPOAPI, a maior exposição agropecuária do Estado, com um estande que apresenta as inovações tecnológicas e os produtos desenvolvidos pela Instituição. O espaço exibe também os cursos mais diretamente ligados ao setor agropecuário, como os do Centro de Ciências Agrárias, além das contribuições dos colégios técnicos de Teresina, Bom Jesus e Floriano. Estão em exibição, ainda, demonstrações dos hospitais veterinários universitários de Teresina e Bom Jesus.

Na noite de terça-feira (04), a reitora da UFPI, Nadir do Nascimento Nogueira, visitou o estande e destacou o compromisso da gestão em reforçar a presença da Universidade na Expoapi. “A participação da UFPI na Expoapi é histórica. Temos a oportunidade de divulgar nossos projetos, pesquisas e inovações na área agropecuária, um setor de grande relevância para o Estado. Estamos felizes em ver estudantes participando ativamente do evento, trazendo a UFPI para este espaço, que também é de ciência e tecnologia”, afirmou.

O vice-reitor Edmilson Miranda ressaltou a importância do evento como um ponto de convergência entre professores, alunos e produtores. “Este é um momento de grande interação, uma escola aberta e acessível que proporciona uma vasta troca de conhecimentos entre nossos discentes e os participantes da exposição. A participação dos nossos professores é essencial, pois possibilita aos alunos o contato direto com as novidades do setor agropecuário”, destacou.

Professora Mara Oliveira

A professora Mara Oliveira, do Departamento de Planejamento e Política Agrícola, coordena um projeto de extensão que tem como objetivo valorizar e divulgar os cursos oferecidos pelo Centro de Ciências Agrárias. “É fundamental que nossos cursos sejam conhecidos e reconhecidos pela sociedade, pois isso está diretamente relacionado à nossa missão de disseminar o conhecimento científico e promover o pensamento crítico”, afirmou.

Um exemplo de produto originado na UFPI e que está em exposição é o pão de queijo à base de feijão-caupi, desenvolvido pela startup Caupi Alimentos Saudáveis e Funcionais. A professora Regilda Moreira-Araújo, do curso de Nutrição, explicou o processo de produção do alimento. “O pão de queijo tradicional é rico em gordura e sal, por isso, reformulamos a receita utilizando queijo minas frescal, que é mais leve, e farinha de feijão-caupi, um ingrediente típico da nossa região. Essa mudança não só torna o alimento mais nutritivo, como também valoriza os produtos locais”, explicou.

O diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Williams Costa, destacou a relevância da participação da UFPI na Expoapi como uma oportunidade de fortalecer a visibilidade do CCA. “Como a Expoapi é uma feira agropecuária, é natural que os cursos e projetos ligados ao agronegócio, como os do CCA, estejam presentes. Esperamos que, no futuro, mais áreas da Universidade possam se unir a nós para ampliar ainda mais essa presença”, concluiu.

Exposições da UFPI na Expoapi

Os visitantes do estande da UFPI terão a oportunidade de conhecer os cursos de Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária e Zootecnia, além de tecnologias desenvolvidas pela Universidade, como equipamentos para produção de silagem, drones e experimentos. “Nosso objetivo é mostrar aos produtores as tecnologias que temos e possibilitar que eles se aproximem da Universidade em busca de soluções inovadoras. Este estande é uma forma de levar a extensão universitária até o campo, apresentando as pesquisas e tecnologias geradas no nosso Centro de Ciências Agrárias”, afirmou o coordenador do estande, professor Acrísio Sampaio.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS