A Universidade Federal do Piauí (UFPI) marca presença na 73ª EXPOAPI, a maior exposição agropecuária do Estado, com um estande que apresenta as inovações tecnológicas e os produtos desenvolvidos pela Instituição. O espaço exibe também os cursos mais diretamente ligados ao setor agropecuário, como os do Centro de Ciências Agrárias, além das contribuições dos colégios técnicos de Teresina, Bom Jesus e Floriano. Estão em exibição, ainda, demonstrações dos hospitais veterinários universitários de Teresina e Bom Jesus.

Na noite de terça-feira (04), a reitora da UFPI, Nadir do Nascimento Nogueira, visitou o estande e destacou o compromisso da gestão em reforçar a presença da Universidade na Expoapi. “A participação da UFPI na Expoapi é histórica. Temos a oportunidade de divulgar nossos projetos, pesquisas e inovações na área agropecuária, um setor de grande relevância para o Estado. Estamos felizes em ver estudantes participando ativamente do evento, trazendo a UFPI para este espaço, que também é de ciência e tecnologia”, afirmou.

O vice-reitor Edmilson Miranda ressaltou a importância do evento como um ponto de convergência entre professores, alunos e produtores. “Este é um momento de grande interação, uma escola aberta e acessível que proporciona uma vasta troca de conhecimentos entre nossos discentes e os participantes da exposição. A participação dos nossos professores é essencial, pois possibilita aos alunos o contato direto com as novidades do setor agropecuário”, destacou.

Professora Mara Oliveira

A professora Mara Oliveira, do Departamento de Planejamento e Política Agrícola, coordena um projeto de extensão que tem como objetivo valorizar e divulgar os cursos oferecidos pelo Centro de Ciências Agrárias. “É fundamental que nossos cursos sejam conhecidos e reconhecidos pela sociedade, pois isso está diretamente relacionado à nossa missão de disseminar o conhecimento científico e promover o pensamento crítico”, afirmou.

Um exemplo de produto originado na UFPI e que está em exposição é o pão de queijo à base de feijão-caupi, desenvolvido pela startup Caupi Alimentos Saudáveis e Funcionais. A professora Regilda Moreira-Araújo, do curso de Nutrição, explicou o processo de produção do alimento. “O pão de queijo tradicional é rico em gordura e sal, por isso, reformulamos a receita utilizando queijo minas frescal, que é mais leve, e farinha de feijão-caupi, um ingrediente típico da nossa região. Essa mudança não só torna o alimento mais nutritivo, como também valoriza os produtos locais”, explicou.

O diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Williams Costa, destacou a relevância da participação da UFPI na Expoapi como uma oportunidade de fortalecer a visibilidade do CCA. “Como a Expoapi é uma feira agropecuária, é natural que os cursos e projetos ligados ao agronegócio, como os do CCA, estejam presentes. Esperamos que, no futuro, mais áreas da Universidade possam se unir a nós para ampliar ainda mais essa presença”, concluiu.

Exposições da UFPI na Expoapi

Os visitantes do estande da UFPI terão a oportunidade de conhecer os cursos de Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária e Zootecnia, além de tecnologias desenvolvidas pela Universidade, como equipamentos para produção de silagem, drones e experimentos. “Nosso objetivo é mostrar aos produtores as tecnologias que temos e possibilitar que eles se aproximem da Universidade em busca de soluções inovadoras. Este estande é uma forma de levar a extensão universitária até o campo, apresentando as pesquisas e tecnologias geradas no nosso Centro de Ciências Agrárias”, afirmou o coordenador do estande, professor Acrísio Sampaio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui