
enchentes que atingem o estado do Texas, nos Estados Unidos, desde a última sexta-feira (4) já deixaram pelo menos 82 mortos, segundo autoridades locais. Pelo menos 41 pessoas seguem desaparecidas, incluindo 11 crianças que participavam de um acampamento cristão de verão, o Camp Mystic.
A tragédia teve início após chuvas intensas provocarem o transbordamento de rios e reservatórios, resultando em destruição de comunidades inteiras. As áreas mais afetadas incluem Kerr County, que concentra o maior número de mortes (59), além de Travis (5), Burnet (3), Kendall (2), Tom Green (1) e Williamson County (1).
Equipes de resgate continuam as buscas por sobreviventes, enquanto comunidades próximas a cursos d’água foram orientadas a se deslocar para áreas mais altas, diante do risco de novas inundações.
A previsão do tempo indica mais chuvas nas próximas horas em partes do estado, o que preocupa as autoridades. O governador Greg Abbott alertou que o solo já está saturado e que novas precipitações podem provocar inundações rápidas e perigosas. “As pessoas precisam entender que o risco continua alto”, disse ele no domingo (6).
Em resposta à crise, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou estado de grande desastre em Kerr County. A medida permite o envio de recursos federais para auxiliar nos trabalhos de resgate, socorro às vítimas e reconstrução das áreas afetadas.