
Um vídeo que circulou nas redes sociais nesta terça-feira (6) gerou forte repercussão em Miguel Alves, no Norte do Piauí, ao mostrar uma égua morta sendo arrastada por um caminhão da Prefeitura. As imagens provocaram indignação entre moradores e levaram a administração municipal a se manifestar oficialmente sobre o caso.
Em nota, a Prefeitura de Miguel Alves repudiou a ação e informou que irá apurar a conduta dos servidores envolvidos. Segundo o delegado Paulo Nogueira, da Polícia Civil, o animal morreu no domingo (4) após um parto mal sucedido e estava sendo transportado para descarte. O delegado esclareceu que, apesar da repercussão, a ação não configura crime.
A gestão municipal afirmou ainda que a Secretaria Municipal de Agricultura não autorizou o procedimento e destacou que a conduta vai de encontro aos princípios de respeito à vida animal e ao dever funcional dos servidores públicos.
“Contraria frontalmente os princípios relacionados ao respeito à vida animal e ao dever funcional que regem a atuação da administração pública”, destacou o município em nota.
A prefeitura garantiu que medidas administrativas serão adotadas e que será aberto um procedimento interno para apurar responsabilidades.
“A referida conduta não reflete, não representa e não foi determinada por esta Secretaria, tampouco integra os procedimentos oficialmente adotados pela Administração Municipal para manejo, guarda ou destinação de animais, sendo realizada à revelia da autoridade competente”, concluiu a nota.






