Um eclipse parcial da Lua ocorre quando apenas uma parte da Lua passa pela sombra escura da Terra

Os amantes da astronomia podem comemorar. Nesta terça-feira (17), acontecerá um eclipse parcial da Lua, que poderá ser observado por espectadores de várias partes do mundo, incluindo do Brasil. A previsão, conforme o Observatório Nacional (ON) é que o fenômeno astronômico seja visível a partir das 21h41 (horário de Brasília).

Um eclipse parcial da Lua ocorre quando apenas uma parte da Lua passa pela sombra escura da Terra. Essa sombra tem dois dois tipos: a umbra e a penumbra.

“A penumbra é uma sombra mais clara, que ainda recebe um pouco de luz do Sol, então, quando a Lua está na penumbra não se percebe nenhuma mudança a olho nu. Já a umbra é a sombra mais escura, onde não chega luz solar alguma. À medida que a Lua avança na umbra ela vai ficando com uma “mordidinha” escura, que vai crescendo cada vez mais até o máximo do eclipse parcial”, explica Josina Nascimento, astrônoma do ON.

Segundo ela, o Brasil inteiro vai conseguir acompanhar Ο evento completo. Para observar o fenômeno, não será preciso utilizar equipamentos especiais, já que será visível a olho nu. Além disso, os observadores podem olhar diretamente para a Lua, sem preocupações, pois, ao contrário de um eclipse solar, o eclipse lunar não representa riscos aos olhos.

Aqueles que não conseguiram observar o eclipse poderão acompanhar a transmissão ao vivo no canal do ON no YouTube. Os horários serão:

  • Início do eclipse penumbral (17/09): 21:41:07
  • Início do eclipse parcial (17/09): 23:12:58
  • Máximo do eclipse parcial (17/09): 23:44:18
  • Fim do eclipse parcial (18/09): 00:15:38
  • Fim do eclipse penumbral (18/09): 01:47:27

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui