PUBLICIDADE

Eclipse parcial da Lua acontece nesta terça-feira (17) e será visível em todo o Brasil

Um eclipse parcial da Lua ocorre quando apenas uma parte da Lua passa pela sombra escura da Terra

Os amantes da astronomia podem comemorar. Nesta terça-feira (17), acontecerá um eclipse parcial da Lua, que poderá ser observado por espectadores de várias partes do mundo, incluindo do Brasil. A previsão, conforme o Observatório Nacional (ON) é que o fenômeno astronômico seja visível a partir das 21h41 (horário de Brasília).

Um eclipse parcial da Lua ocorre quando apenas uma parte da Lua passa pela sombra escura da Terra. Essa sombra tem dois dois tipos: a umbra e a penumbra.

“A penumbra é uma sombra mais clara, que ainda recebe um pouco de luz do Sol, então, quando a Lua está na penumbra não se percebe nenhuma mudança a olho nu. Já a umbra é a sombra mais escura, onde não chega luz solar alguma. À medida que a Lua avança na umbra ela vai ficando com uma “mordidinha” escura, que vai crescendo cada vez mais até o máximo do eclipse parcial”, explica Josina Nascimento, astrônoma do ON.

Segundo ela, o Brasil inteiro vai conseguir acompanhar Ο evento completo. Para observar o fenômeno, não será preciso utilizar equipamentos especiais, já que será visível a olho nu. Além disso, os observadores podem olhar diretamente para a Lua, sem preocupações, pois, ao contrário de um eclipse solar, o eclipse lunar não representa riscos aos olhos.

Aqueles que não conseguiram observar o eclipse poderão acompanhar a transmissão ao vivo no canal do ON no YouTube. Os horários serão:

  • Início do eclipse penumbral (17/09): 21:41:07
  • Início do eclipse parcial (17/09): 23:12:58
  • Máximo do eclipse parcial (17/09): 23:44:18
  • Fim do eclipse parcial (18/09): 00:15:38
  • Fim do eclipse penumbral (18/09): 01:47:27

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS