PUBLICIDADE

Do Cerrado a Hollywood: filme do DF ganha prêmios em festival nos EUA

Curta do DF “Além da culpa” – (crédito: Reprodução)

Enquanto ocorre por aqui o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o curta-metragem Além da culpa, dirigido pelo brasiliense Israel Córdova, 27 anos, estreou internacionalmente no festival de cinema LGBTQIA+ CinePride Film Festival nesse sábado (13/9), em West Hollywood, Los Angeles. O filme foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo DF, representando a capital federal no festival, que foi realizado no emblemático Landmark Theatres Sunset, celebrando a diversidade e a potência de novas vozes do audiovisual queer. A obra conquistou os prêmios de Melhor Fotografia, assinada por Petrônio Neto, e também de Inovação, com o troféu da categoria “Trailblazer”, que aponta pioneiros no festival.

Natural de Taguatinga, Córdova comanda a produtora Ozara Filmes e estreia na direção com uma obra marcada por dores, afetos e conflitos íntimos. Reconhecido anteriormente com os prêmios de Melhor Direção e Melhor Filme no Festival Universitário de Brasília, o jovem cineasta apresenta um olhar sensível e potente sobre as dores silenciosas da comunidade LGBTQIA+ no contexto rural brasileiro.

Além da culpa nasce do desejo de mostrar que podemos amar, mesmo quando a culpa e o silêncio tentam nos impedir”, afirma o diretor. Ambientado em uma fazenda isolada, o filme narra o encontro entre Mauro (Danilo Castro) e Léo (Bruno Estrela), dois homens que compartilham silêncios, tragos de cigarro, goles de cachaça e um desejo que desafia as raízes conservadoras da família e da religião.

Já o brasiliense Bruno Estrela entrega uma performance delicada e comovente como Léo. Com mais de 20 anos de carreira, é premiado como ator e dramaturgo em diferentes festivais, além de educador na cena cultural de Brasília. Fundador da Casa de Ferreiro e Companhia de Teatro, destacou-se pela revitalização do Teatro Oficina Perdiz e pelos trabalhos no cinema realizado no Centro-Oeste brasileiro. O filme conta ainda com participação do jovem ator brasiliense Daniel Queiroz, que interpreta o personagem “Vitin”.

Exibição no Brasil

O filme também foi aprovado na Mostra de Curtas de Goiânia, com exibição agendada para 11 de outubro, no Teatro Goiânia.

O diretor brasiliense Israel Córdova
(foto: Reprodução)

correioweb

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS