
O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) abriu nesta terça-feira (16) as inscrições para pessoas interessadas em obter a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por meio do programa CNH do Brasil. O cadastro já pode ser feito e o processo passa a funcionar tanto em Teresina quanto em unidades do interior do estado.
Para participar, o usuário deve baixar o aplicativo do programa e seguir as etapas exigidas até a conclusão da habilitação. O procedimento envolve fases teóricas, práticas e exames de saúde.
As etapas incluem pré-cadastro, curso teórico, coleta biométrica, avaliações médicas, aulas práticas e testes teóricos e de direção. A licença para aprendizagem de direção é digital e fica disponível no próprio aplicativo do programa.
De acordo com o Detran, o processo completo é dividido em nove etapas. Confira como funciona a sequência para obter a primeira habilitação por meio do programa:
1. Realizar o pré-cadastro no site do Detran-PI ou na plataforma Gov.pi, na aba “1ª habilitação”.
2. Concluir o curso teórico, disponível no aplicativo Gov.pi Cidadão, no app CNH do Brasil ou em um Centro de Formação de Condutores.
3. Apresentar o certificado do curso em um posto do Detran para emissão das taxas e coleta biométrica.
4. Passar pelo exame médico e psicotécnico em clínica credenciada.
5. Agendar e realizar a prova teórica presencial no Detran.
6. Acessar a Licença para Aprendizagem de Direção Veicular (LADV) digital no aplicativo CNH do Brasil.
7. Cumprir as aulas práticas com instrutores ou Centros de Formação de Condutores, utilizando veículo próprio, de terceiros ou da autoescola.
8. Realizar o exame prático de direção, previamente agendado no órgão.
9. Em caso de aprovação, é emitida a Carteira Nacional de Habilitação.
O Detran informou que o processo é inteiramente regulamentado e pode ser acompanhado de forma digital, garantindo mais autonomia ao candidato ao longo do procedimento.






