
O Piauí registrou queda na taxa de desemprego no segundo trimestre de 2025, passando de 10,2% para 8,5%, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A redução representa cerca de 26 mil pessoas a menos desocupadas em comparação ao trimestre anterior.
As informações são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) e mostram que, apesar da melhora, o Piauí ainda ocupa a quarta posição entre os estados com maiores índices de desemprego do país. O número continua acima do registrado no mesmo período de 2024, quando a taxa era de 7,6%.
O setor público teve papel importante na redução do desemprego, com a contratação de aproximadamente 33 mil servidores, a maioria sem vínculo formal em carteira ou fora do regime estatutário.
No panorama nacional, o desemprego também apresentou queda, atingindo 5,8%, a menor taxa desde 2012. Ao todo, 6,2 milhões de pessoas estavam desocupadas no Brasil, e todas as unidades da federação registraram redução no índice.
Entre os estados com maiores taxas de desemprego estão Pernambuco (10,4%), Bahia (9,1%), Distrito Federal (8,7%) e Piauí (8,5%). Já os menores índices foram observados em Santa Catarina (2,2%), Rondônia (2,3%) e Mato Grosso (2,8%).