PUBLICIDADE

Deputado Lima (PT) destaca ações do governo e defende planejamento contra a seca no Piauí

Deputado estadual Lima (PT)

O deputado estadual Lima (PT) comentou, nesta semana, as medidas anunciadas pelo governo estadual para reduzir os impactos da seca em diferentes regiões do Piauí. Segundo ele, algumas ações emergenciais já trazem alívio imediato, mas o enfrentamento definitivo da estiagem exige planejamento de médio e longo prazo.

De acordo com o parlamentar, a seca no estado é agravada por fatores estruturais e ambientais, como o desmatamento, as mudanças climáticas, a irregularidade das chuvas e as limitações de armazenamento de água.

“Carro-pipa ajuda no momento, mas não resolve. É preciso estruturar uma convivência com o semiárido, com incentivo ao cultivo de plantas adaptadas, construção de pequenas e médias barragens, adutoras e até o reaproveitamento de águas servidas”, destacou.

Lima também chamou atenção para a vulnerabilidade do território piauiense: apenas 20% da área está sobre rochas cristalinas, que dificultam a retenção de água. “O impacto das mudanças climáticas é muito maior do que se imagina”, alertou.

Medidas anunciadas pelo governo

O pacote divulgado pelo governador inclui:

• distribuição de água com carros-pipa

• monitoramento das áreas mais críticas

• implantação de cisternas

• perfuração e equipagem de poços

• recuperação de adutoras

• reativação de sistemas de bombeamento e poços parados

• apoio emergencial para alimentação animal, já comprometida pela estiagem

Segundo Lima, as medidas representam avanços em diferentes prazos, mas ainda exigem celeridade. “As ações são importantes, mas precisam ser aceleradas e chegar a quem mais sofre com a seca”, concluiu o deputado.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS