PUBLICIDADE

Defesa Civil mapeia áreas de risco na Barragem dos Corredores em Campo Maior (PI)

Nesta primeira etapa, acompanhado de um especialista em geoprocessamento, a Defesa Civil fez o mapeamento do entorno da Barragem de Corredores e Emparedados. Outras visitas para continuar o trabalho já estão sendo programadas.

Uma equipe da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) seguiu, na quarta-feira (18), para Campo Maior para dar início ao mapeamento de riscos das áreas no entorno da Barragem dos Corredores. O objetivo é fortalecer e desenvolver uma política de segurança de barragens juntamente com a comunidade, um dos compromissos da Defesa Civil do Piauí.

Nesta primeira etapa, acompanhado de um especialista em geoprocessamento, a Defesa Civil fez o mapeamento do entorno da Barragem de Corredores e Emparedados. Outras visitas para continuar o trabalho já estão sendo programadas.

Segundo o diretor de Prevenção da Defesa Civil, Werton Costa, esse trabalho  colabora para que as comunidades em torno da barragem tenham não apenas a sensação de segurança, mas que possam ter estratégias reais de resiliência e de convivência com esses equipamentos.

“A Defesa Civil do Estado do Piauí, em parceria com a Seres, o Mab, Movimento dos Atingidos por Barragens, e demais órgãos comprometidos com a política de segurança de barragem, como também Idepi e Semarh, está realizando esse trabalho muito importante junto com a comunidade, com sindicatos, associações e movimentos. Contamos com a colaboração de um pesquisador que está utilizando o drone para fazer esse mapeamento.”

“Ao final, teremos a indicação dos possíveis pontos de risco ou de inundação. E para nós isso é muito importante porque dentro da política de segurança de barragem está o estabelecimento de rotas de evacuação, de fuga e pontos de encontro, que são áreas que garantem a segurança da população impactada”, finalizou.

O coordenador de Defesa Civil de Campo Maior, Arnaldo Aragão, ressalta a importância do trabalho. “Os moradores, vendo a Defesa Civil do município e a Defesa Civil do Estado , que estão fazendo esse trabalho, deixam eles mais seguros e aliviados, sabendo que tem alguém vistoriando e cobrando”, explica.

Segundo o especialista em geoprocessamento, Fracisco das Chagas, a ideia é fazer um voo sobre toda a área do entorno da barragem. ” Geramos um modelo 3d dessas áreas e fizemos uma simulação hidrológica. A partir daí, vamos conseguir delimitar todas as áreas de risco e trabalhar no sentido de informar, prevenir e proteger a população sobre quaisquer ocorrências”, disse.

Em abril deste ano, a equipe da Defesa Civil realizou uma capacitação com a comunidade Santo Antônio,  nas proximidades da Barragem de Corredores, em Campo Maior. A ação faz parte da implementação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) e contou com palestras sobre o sistema de proteção e defesa civil, mapeamento de riscos, primeiros socorros psicológicos e estrutura da barragem e de como observar riscos.

Segundo o diretor de Prevenção da Defesa Civil, Werton Costa, esse trabalho colabora para que as comunidades em torno da barragem tenham não apenas a sensação de segurança, mas que possam ter estratégias reais de resiliência e de convivência com esses equipamentos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS