PUBLICIDADE

Defensor vai acionar justiça para derrubar cercas de praias e critica omissão da União

demarcação irregular cresceu ao ponto de virar “praia privada” em local público.

O defensor Regional de Direitos Humanos no Piauí, José Rômulo Plácido Sales, criticou a omissão da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) para coibir que empresários construam cercas ilegais em praias no litoral do Piauí.

A demarcação irregular cresceu ao ponto de virar “praia privada” em local público. A Defensoria deu 15 dias para a retirada das cercas, principalmente nas praias do Arrombado, Peito de Moça e Macapá, na cidade e Luis Correia, litoral do estado. Se a recomendação for desobedecida, ele confirmou que irá acionar a justiça.

As denúncias de demarcação irregular de terras na região  estariam dificultando o acesso de banhistas, pescadores e moradores. A DPU entende que essas áreas são consideradas “acrescidas de marinha” e pertencem à União, não podendo ser ocupadas de forma privada.

“Já estamos antevendo que a decisão de retirar as cercas pode não ser cumprida e já estamos preparando uma ação civil pública para que a justiça determine a demolição das cercas. Proprietários estão tomando de conta do que não é deles, as praias são nossas, eles são invasores”, disse Rômulo Plácido.

A recomendação feita pela Defensoria da União foi direcionada ao Superintendente do Patrimônio da União no Piauí, João Martins de Oliveira Neto, onde determina que sejam adotadas medidas administrativas para a remoção das cercas irregulares em área de propriedade da União.

“A SPU deve preservar a praia que é de todos. A lógica lá é essa: ‘se eu cerco e não acontece nada, eu vou cercar. Se a Defensoria acionar a justiça será uma vergonha para a SPU, que é um órgão medroso”, disse o defensor.

A reportagem tentou falar com a Superintendente do Patrimônio da União e não obteve resposta. O espaço fica aberto para esclarecimentos.

cidadeverde

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS