PUBLICIDADE

CPMI do INSS ouve ex-dirigentes sobre descontos indevidos

Divulgação/Waldemir Barreto/Agência Senado

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS retoma os trabalhos nesta segunda-feira (20), a partir das 16h, com a oitiva de dois ex-dirigentes ligados a associações e ao Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS). Serão ouvidos Felipe Macedo Gomes, ex-presidente da Amar Brasil Clube de Benefícios (ABCB), e Tonia Andrea Inocentini Galleti, ex-membro do CNPS.

Felipe Macedo Gomes foi convocado para esclarecer a movimentação de mais de R$ 1,1 bilhão em descontos considerados indevidos sobre aposentadorias e pensões. Segundo o senador Fabiano Contarato (PT-ES), autor do requerimento, a Amar Brasil teria usado autorizações irregulares de filiação para aplicar cobranças em milhares de benefícios entre 2022 e 2024.

Já Tonia Andrea Galleti prestará depoimento sobre denúncias feitas durante sua atuação no CNPS. Ela deve detalhar por que pedidos de regulamentação dos Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) firmados entre o INSS e entidades representativas não avançaram. O senador Izalci Lucas (PL-DF) ressalta que a investigação precisa ir além dos executores finais, analisando falhas estruturais e eventuais omissões deliberadas no núcleo decisório do sistema previdenciário.

As oitivas desta segunda-feira seguem uma sessão marcada por impasse na semana passada. Na ocasião, o ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, se recusou a responder a perguntas do relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), amparado por habeas corpus concedido pelo STF. Stefanutto limitou-se a detalhar medidas de sua gestão, incluindo ações para reduzir a fila de análise de benefícios e corrigir descontos indevidos.

Criada para investigar fraudes em benefícios previdenciários, a CPMI do INSS apura se associações, sindicatos e empresas de tecnologia atuaram de forma irregular e se houve conivência de gestores públicos ou omissões institucionais na fiscalização dos acordos firmados com o instituto.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS