
Vencedor vencedor da Copa Libertadores o Flamengo vai estrear no Intercontinental contra o Cruz Azul nesta quarta-feira, às 14h (de Brasília), no Ahmad Bin Ali Stadium. O clube mexicano garantiu vaga na competição ao conquistar a Copa dos Campeões da Concacaf, em junho.
O elenco do Cruz Azul tem atletas mexicanos, argentinos, colombianos e uruguaios, além de um polonês. Lorenzo Faravelli, ex-Independiente del Valle, é um rosto conhecido. O meia foi campeão da Sul-Americana em 2022 e eleito o melhor jogador da final contra o São Paulo. Ele ainda fez parte do elenco que ganhou a Recopa diante do Flamengo, em 2023.
Transferências
Na atual temporada, o Cruz Azul efetuou a quarta maior transação de sua história ao contratar o meia José Paradela, que veio do Necaxa por 10 milhões de euros (R$ 62 milhões). Em relação às saídas, o clube perdeu um de seus principais jogadores, o centroavante grego Giakoumakis, emprestado ao PAOK.
Principais jogadores e temporada
O Cruz Azul disputará a semifinal do Apertura, contra o Tigres. Em 20 jogos na competição, foram 11 vitórias, sete empates e duas derrotas. O destaque é a dupla de ataque da equipe. Ángel Sepúlveda marcou 20 vezes e deu seis assistências em 48 partidas. Já Gabriel Fernandez fez 14 gols e distribuiu três passes em 40 jogos.
Quem comanda a equipe é o técnico Nicolas Larcamon, que treinou o Cruzeiro por 14 jogos em 2024 e foi demitido após derrota para o Atlético-MG na final do Mineiro. O Cruz Azul costuma jogar no esquema 3-4-2-1, acionando bastante os alas. O time lidera o Campeonato Mexicano na média de posse de bola, com 57,2%.
A vitória por 5 a 0 contra o Vancouver Whitecaps na final da Copa dos Campeões da Concacaf marcou o sétimo triunfo do Cruz Azul na competição. O clube é o maior campeão do torneio, empatado com o América, mais um representante do futebol mexicano.






