PUBLICIDADE

Cometa 3I/Atlas muda de cor e impressiona cientistas

Novas imagens mostram que o visitante interestelar adquiriu coloração verde no Sistema Solar, mas explicação ainda é um mistério // Novas imagens do cometa 3I/ATLAS, capturadas em 7 de setembro – (crédito: Reprodução/Michael Jäger e Gerald Rhemann )

O visitante mais inusitado do nosso Sistema Solar voltou a impressionar os cientistas. Imagens recentes mostram que o cometa interestelar 3I/Atlas mudou de cor. Passou do vermelho para um tom verde-esmeralda. Ainda não há uma resposta sobre a mudança, mas a comunidade científica tem diferentes hipóteses.

É importante destacar que não é incomum a coloração verde em cometas. Isso ocorre, geralmente, quando esses objetos se aproximam do Sol, o que faz com que as moléculas de carbono diatômico (C²), absorvam a luz ultravioleta e emitam a verde. Mas, se tratando do cometa “mais estranho do universo” a explicação não poderia ser tão simples.

Diferentemente dos demais cometas, o 3I/Atlas tem baixa concentração de C², o que indica que outros fenômenos podem estar por trás da mudança.

A hipótese do professor de astrofísica da Universidade de Harvard Avi Loeb é de que a transformação está ligada a um aumento na produção de cianeto. O cientista aponta que, segundo registros do Very Large Telescope em 25 de agosto, o “produção de cianeto e níquel sem ferro aumentou drasticamente” conforme o objeto se aproxima do Sol.

Esse é apenas um dos mistérios envolvendo o 31/Atlas desde o primeiro registro, em julho. As anomalias levaram o professor Avi Loeb a questionar se o cometa interestelar se tratava, na verdade, de uma nave extraterrestre. A hipótese foi respondida pela Nasa, que afirmou que o corpo cósmico, segundo as informações reunidas até o momento, é, de fato, um cometa natural.

Essa é apenas o terceiro cometa interestelar já avistado na nossa galáxia e o maior até então, com um núcleo de cerca de 5,6 quilômetros e massa 33 bilhões de toneladas. Mas os astrônomos e os amantes de astronomia vão ter que segurar a curiosidade um pouco, isso porque, no fim de outubro, o 3I/Atlas vai passar por trás do Sol e fora do nosso campo de visão. Ele deve voltar a ser observável em dezembro, com muitas novidades para explorar.

correioweb

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS