PUBLICIDADE

Colesterol tem novos limites de alerta; saiba quais e como controlar

Ernesto Joscelin, coordenador da Cardiologia do Hospital Brasilia, é o convidado do CB.Saúde – (crédito: Ed Alves CB/DA Press)

O novo limite de alerta para controle de colesterol foi tema do CB.Saúde — parceria entre Correio Braziliense e TV Brasília — desta quinta-feira (9/10), que teve como convidado o coordenador da Cardiologia do Hospital Brasília, Ernesto Joscelin. Na entrevista às jornalistas Carmen Souza e Sibele Negromonte, ele alertou sobre os sinais que devem ser observados e os cuidados os hábitos que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares.

Além do fator sobrepeso, a alimentação e a genética são fatores que ajudam no aumento do colesterol. “O consumo de mais calorias do que você gasta faz o seu corpo transformar esse excesso de calorias em gordura, independentemente do que você esteja consumindo. Outra situação vem do lado genético. Existem algumas doenças chamadas de hipercolesterolemia que são familiares. Muitas das vezes, tem um fundo genético associado a esse cuidado, e isso precisa ser rastreado de forma extremamente objetiva no consultório.”

O médico também apontou quais sinais o paciente deve observar para saber se o seu colesterol está devidamente ajustado. “Um dos sinais pode ser observado através da pele da pessoa. Os xantelasmas são acúmulos de gordura que acontecem em algumas áreas, como o rosto, articulações, nas mãos, e podem ser sinais de hipercolesterolemia familiar. Porém, a maioria das pessoas será assintomática, sendo necessário um check up cardiovascular”, complementou.

O cardiologista também faz o alerta para o aumento de casos de doenças vasculares em crianças e adolescentes e afirma que um hábitos alimentares saudáveis são imprescindíveis. “Com essa mudança de hábito, onde as crianças estão sempre em frente a tela, sem brincar na rua e sem exercícios físicos, a mudança comportamental alimentar se torna fundamental, pois estatinas (medicamentos) não são opções para elas”, finalizou.

CORREIOWEB

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS