PUBLICIDADE

Codevasf instala 233 banheiros secos em dez municípios do semiárido piauiense

Com investimentos na ordem de R$ 3 milhões, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) instalou, neste ano, 233 módulos sanitários de desidratação em 10 municípios piauienses. Conhecido como banheiro seco, a nova tecnologia dispensa o uso de energia elétrica e de água para disposição dos dejetos em localidades sem acesso a saneamento.

Em 2024, a Codevasf, por meio da Superintendência Regional no Piauí, viabilizou a instalação de módulos sanitários nos seguintes municípios: Aroeiras do Itaim, Belém do Piauí, Caridade do Piauí, Curral Novo, Flores do Piauí Francisco Macedo, Jacobina, Santana do Piauí, São José e Sussuapara. A escolha dos núcleos familiares beneficiados com o módulo sanitário segue critérios de priorização dos municípios, de acordo com a localização no semiárido, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o déficit de banheiros em domicílios rurais, o que precariza a realização das necessidades fisiológicas por parte destas famílias.

A nova tecnologia melhora a realidade de inúmeras famílias do semiárido em um cenário que aponta o Piauí como o estado que apresenta a maior proporção de moradores do país sem banheiro na residência, de acordo com levantamento divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Como não tínhamos banheiro, fazíamos nossas necessidades longe de casa. Muitas vezes, dentro de sacos plásticos que juntávamos para esperar o caminhão de lixo recolher. Depois que a Codevasf instalou essa estrutura, temos mais dignidade e privacidade”, disse a lavradora Neves Isabel Veloso, 52 anos, que mora na zona rural de Sussuapara.

O superintendente regional da Codevasf no Piauí, Marcelo Castro Filho, explica os benefícios do módulo sanitário para as localidades beneficiadas. “É uma solução sanitária não conectada à rede de esgoto que necessita apenas de incidência solar e ventilação natural para que ocorra o tratamento de resíduos. Estas pessoas, que antes não tinham banheiro em casa, não precisam mais descartar dejetos em locais inadequados. Além disso, os beneficiários, passaram a fazer suas necessidades mais perto de suas residências, sem ter que seguir mata a dentro. Não é só uma questão de praticidade, mas também de segurança e privacidade, principalmente para as mulheres”, ressalta.

Picos40graus

Codevasf, por meio da Superintendência Regional no Piauí, viabilizou a instalação de módulos sanitários nos seguintes municípios: Aroeiras do Itaim, dentre outros

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS