PUBLICIDADE

‘Chuva preta’ deve atingir pelo menos cinco estados

O fenômeno é resultado da fuligem das queimadas na Amazônia

O fenômeno é resultado da fuligem das queimadas na Amazônia

Algumas regiões do Brasil podem registrar o fenômeno da “chuva preta” neste final de semana. Pelo menos cinco estados estão previstos para receber o fenômeno a partir deste sábado. O evento acontece quando as  partículas de fumaça e poluentes vão para a atmosfera, e ao se misturarem com gotas de chuva, geram uma coloração escura.

O fenômeno já foi registrado este mês no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, onde deve se repetir. A previsão também é Mato Grosso do Sul seja atingido.

A chuva preta agrega a fuligem das queimadas na Amazônia, no Cerrado e em outros biomas, e se forma com a combustão incompleta de materiais orgânicos, como combustíveis fósseis (carvão e petróleo) e biomassa (madeira e resíduos agrícolas).

“Quando os materiais orgânicos não queimam completamente, em vez de se transformarem inteiramente em dióxido de carbono e vapor de água, eles produzem partículas finas de carbono negro e outros compostos. Essas partículas são extremamente pequenas, com diâmetros na escala de nanômetros a micrômetros, o que lhes permite permanecer suspensas no ar por longos períodos e viajar grandes distâncias”, explica a meteorologista Estael Sias, do MetSul.

Fonte: Com informações do O Globo

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS