PUBLICIDADE

Chuva e fortes ventos assustam moradores de cidades do Piauí

A umidade que provoca esses temporais é proveniente de sistemas de outros estados do Nordeste, que são atraídos pelo calor.

Moradores das cidades de Beneditinos, Cristino Castro e Santa Filomena ficaram surpresos com a chuva acompanhada de fortes ventos nesta quinta-feira (10). Em alguns registros feitos pela população de Beneditinos, é possível observar a velocidade do vento, que foi capaz de derrubar árvores pela raiz.

A climatologista e coordenadora da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Sara Cardoso, explicou que essas chuvas são características da pré-estação chuvosa e costumam ocorrer quando a temperatura está bastante elevada.

“As primeiras chuvas que serão observadas agora, características da pré-estação chuvosa, são aquelas chuvas convectivas. Essas chuvas ocorrem em um momento em que a temperatura está bastante alta. Essa temperatura sobe rapidamente, enquanto a fria desce, e, nesse movimento, a umidade residual se transforma em chuva. Além disso, esse movimento também altera os ventos, que podem atingir velocidades entre 60 e 80 km/h, podendo chegar a 100 km/h”, destacou.

A umidade que provoca esses temporais é proveniente de sistemas de outros estados do Nordeste, que são atraídos pelo calor.

“Essa umidade vem de frentes, da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que começa a se manifestar neste período do ano. Historicamente, a ZCAS não se origina dentro do nosso território, mas essas nuvens residuais alcançam o sul do estado e são responsáveis pelas chuvas da pré-estação chuvosa”, explicou Sara.

Ela também acrescentou que, por serem rápidas e violentas, essas chuvas não são capazes de amenizar a seca nem aumentar de forma significativa a umidade.

“Essas chuvas estavam previstas, e havia a expectativa de um esquentamento, mas iam ocorrer no sudeste e sudoeste. Choveu ontem nas duas mesorregiões que mais nos preocupam por conta da seca, mas essas primeiras chuvas não encerram a seca, pois são rápidas, violentas e acompanhadas de muito vento. No dia seguinte, as altas temperaturas retornam, e embora a umidade suba um pouco, ainda permanecerá em níveis extremos”, finalizou a climatologista.

Fonte; Cidades na Net

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS