PUBLICIDADE

Chuva com ventos de até 75km/h derruba árvores e destelha imóveis em Teresina

A chuva com rajadas de ventos entre 50 a 75 quilômetros por hora, que atingiu Teresina por volta das 17h, desta sexta-feira (24), causou prejuízos em vários pontos da cidade, principalmente nas zonas Leste e Sudeste da capital. O dado é da Estação Aeroportuária de Teresina.

Árvores caíram e atingiram veículos, enquanto estabelecimentos foram destelhados pela força da ventania.

Na avenida Joaquim Nelson, principal via do bairro Dirceu, uma árvore de grande porte caiu sobre um consultório odontológico. Segundo o Corpo de Bombeiros, que fez o resgate dos funcionários, informou que não houve feridos, no entanto, o trânsito na região ficou congestionado.

Também na região do Dirceu, uma outra árvore caiu e atingiu um ônibus.

Na avenida Presidente Kennedy, foram registradas quedas de duas árvores, ambas atingindo carros e um ônibus. Os incidentes obstruíram a via, provocando mais congestionamentos.

Segundo a climatologista Sara Cardoso, as chuvas intensas e rápidas, muitas vezes acompanhadas de ventos fortes, ocorrem devido à atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Quando o sol aparece e aquece o território, especialmente após um dia que não esteve encoberto.

“Esse aquecimento força a entrada de umidade na região com maior velocidade. Essa umidade, ao subir rapidamente pelas camadas da troposfera, altera a velocidade dos ventos. Como resultado, as chuvas são intensas, com ventos fortes, e acontecem de forma rápida: a umidade sobe e esfria rapidamente, retornando em forma de precipitação intensa”.

Sara informou que esta dinâmica explica por que as primeiras chuvas da estação chuvosa no têm essas características, incluindo ventos fortes, raios e até, em alguns casos, a possibilidade de granizo. “Vamos observar, se teremos relatos sobre granizo surgem, para confirmar essa previsão”.

Ainda de acordo com Sara, há previsão de pancadas de chuva entre 10 mm e 30 mm para o Norte e Centro-Norte do estado, com ventos que podem alcançar ou ultrapassar 60 km/h. Também há possibilidade de quedas de raios e ocorrência de trovoadas.

Carros, ônibus e um consultório de odontologia foram atingidos por árvores que caíram com a força dos ventos. Segundo o Corpo de Bombeiros não houve feridos

ClubeNews

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

PUBLICIDADE

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS