Uma operação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) terminou com o ferimento de Jardel dos Santos Souza, apontado como um dos fundadores da facção Bonde dos 40 no Piauí. O caso aconteceu na manhã desta quinta-feira (11) na Vila Santa Cruz, uma área de difícil acesso na zona Sul de Teresina.
Segundo o delegado Danúbio Dias, Jardel é investigado há cerca de dez anos e é considerado de alta periculosidade. “Ele é um indivíduo violento e já foi indiciado por homicídio. Durante a operação, houve reação armada, e os policiais agiram dentro da legalidade. Jardel foi atingido no abdômen”, afirmou.
O suspeito recebeu atendimento e foi encaminhado ao hospital. A ação também visava capturar outros integrantes da facção, que costumam ocupar a região isolada apenas durante a manhã para se esconder.
Jardel havia sido preso em 2023 pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), mas estava em liberdade e com mandados de prisão em aberto, sendo considerado foragido.
O irmão de Jardel, apontado como chefe de disciplina da facção e suspeito de participar do assassinato do adolescente Breno Rodrigues, de 17 anos, conseguiu fugir. O crime ocorreu em 19 de agosto no Cemitério Santa Cruz, onde a vítima foi atingida por nove tiros, quatro deles na cabeça. A polícia segue com diligências para capturar o suspeito.