PUBLICIDADE

Casa Branca reage ao Nobel da Paz: “Colocou a política acima da paz”

Governo norte-americano reage com ironia à derrota de Donald Trump, que se dizia merecedor do prêmio por seus “acordos de paz” // (crédito: Jim Watson/AFP)

A Casa Branca reagiu com insatisfação nesta sexta-feira (10/10), após o presidente Donald Trump não ser contemplado com o Prêmio Nobel da Paz de 2025. O reconhecimento foi concedido à venezuelana Maria Corina Machado, principal líder da oposição a Nicolás Maduro, segundo o comitê, por sua “luta incansável pela democracia e pelos direitos humanos na Venezuela.”

    Trump vinha afirmando, nas últimas semanas, que seria “o verdadeiro merecedor” do Nobel, alegando que suas ações diplomáticas ajudaram a reduzir conflitos no Oriente Médio, especialmente na Faixa de Gaza, entre Israel e Hamas. O ex-presidente também chegou a listar o que chamou de “sete guerras encerradas” durante seu mandato, afirmação que não encontra respaldo em registros oficiais.
A escolha de María Corina Machado, entretanto, foi vista internacionalmente como um gesto de apoio à democracia venezuelana em meio à repressão do regime de Maduro. Segundo o Comitê do Nobel, a ativista foi premiada “por seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos para o povo da Venezuela e por sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia”.
    Enquanto isso, María Corina declarou estar “em choque” com o anúncio e dedicou o prêmio “a todos os venezuelanos que não perderam a esperança de viver em liberdade”.
    correioweb

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS