PUBLICIDADE

Campo Maior retoma tradição do levantamento do mastro de Santo Antônio com cordas

Neste ano, estamos no festejo de número trezentos e treze, que teve início em 1712, ano da inauguração da primeira matriz de Santo Antônio

O Festejo de Santo Antônio, realizado no final deste mês de maio, terá de volta a tradição de levantar o mastro de forma manual. Além disso, o “pau de Santo Antônio”, como é conhecido, levará a cor verde e será leiloado no dia 13 de junho, no final da festividade. Na manhã de quinta-feira (29) aconteceu o translado do mastro.

A reportagem conversou com Henrique Wallace, presidente da Irmandade Bom Jesus dos Passos, que é responsável por toda a logística do mastro, para esclarecer os motivos que levaram às mudanças neste festejo de 2025.

Mastro levantado por cordas

Neste ano, estamos no festejo de número trezentos e treze, que teve início em 1712, ano da inauguração da primeira matriz de Santo Antônio. Desde então, apenas em três festejos o mastro de Santo Antônio foi levantado por um guincho.

“A gente já tem uma tradição de trezentos anos levantando esse mastro de forma tradicional. E lá tem toda uma forma, tem aquela emoção, as pessoas guardam na memória, no coração, aquela forma bonita de levar o mastro, as cordas puxando.”, disse Henrique.

Henrique destacou ainda que existe uma placa na Praça Bona Primo que tem a imagem do hasteamento da bandeira na forma tradicional, gravada em bronze, reforçando o cuidado dos antepassados que tiveram o zelo de colocá-la aos pés de Monsenhor Mateus.

Mastro verde

Neste ano, o mastro está pintado de verde porque a Igreja está no Jubileu da Esperança, e o tema do festejo 2025 é “Peregrinos da Esperança Numa Terra de Missões”, e evoca o Jubileu que foi aberto no ano passado pelo Papa Francisco e será encerrado este ano pelo Papa Leão XIV.

“O mastro está na tonalidade verde porque toda a logística deste ano do Jubileu, não só aqui em Campo Maior, na Igreja do mundo todo, é essa tonalidade verde.”

Durante a procissão da abertura do festejo, o mastro é carregado nas costas por dezenas de homens, do patronato Nossa Senhora de Lourdes até a Catedral de Santo Antônio.

Mastro leiloado

O mastro será leiloado no Rifão, após a procissão do dia 13 de junho, encerrando as festividades.

“Na nossa tradição o mastro é carnaúba. E a carnaúba ela deve ser sempre renovada por que ela fica exposta, e com o tempo ela já não está mais acessível. Então a comissão e o padre pensaram em no último dia 13 estar leiloando a carnaúba e anunciando que vai procurar um novo mastro para o ano que vem.”

O valor arrecadado com o leilão do mastro será destinado ao pagamento das obras da Catedral. Já foi reformado o presbitério com mármores, altar e móveis novos, de acordo com Henrique.

Veja a programação das atrações do Festejo de Santo Antônio

O mastro será leiloado no Rifão, após a procissão do dia 13 de junho, encerrando as festividades.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS