PUBLICIDADE

Cabo Verde se classifica para a Copa do Mundo pela 1ª vez na história

Os cabo-verdianos surpreenderam terminando na liderança do Grupo D das Eliminatórias africanas para o Mundial do ano que vem, superando a favorita seleção de Camarões, que ficou em segundo na chave.

Cabo Verde se classificou pela primeira vez na história a uma Copa do Mundo com a vitória por 3 a 0 sobre Essuatíni nesta segunda-feira (13), em Praia.

Os cabo-verdianos surpreenderam terminando na liderança do Grupo D das Eliminatórias africanas para o Mundial do ano que vem, superando a favorita seleção de Camarões, que ficou em segundo na chave.

Cabo Verde se junta a outros cinco países da África que já garantiram vaga na Copa de 2026: Marrocos, Tunísia, Argélia, Egito e Gana.

Com os seus aproximadamente 525 mil habitantes, Cabo Verde, cuja seleção ocupa o 70º lugar no ranking da Fifa, torna-se, depois da Islândia, o país menos populoso a se classificar para um Mundial.

A Federação Cabo-verdiana de Futebol só se filiou à Fifa em 1986.

Outros dois estreantes vão disputar a Copa de 2026, nos Estados Unidos, México e Canadá: Jordânia e Uzbequistão, todos beneficiados pela ampliação da competição para 48 seleções.

Como sinal da importância do evento para o pequeno arquipélago da costa oeste africana, o governo decretou jornada de meio período para que o maior número possível de torcedores pudesse comparecer ao Estádio Nacional.

E diante de um adversário sem jogadores profissionais no elenco, os ‘Tubarões Azuis’ rapidamente assumiram o controle da partida.

Essuatíni, que terminou as Eliminatórias sem vitórias e na lanterna do grupo, resistiu bravamente e conseguiu segurar o empate até o intervalo. Mas no início do segundo tempo, Dailon Livramento abriu o placar aproveitando bola mal afastada pela defesa (48′), pouco antes de Willy Semedo (54′) ampliar a vantagem dos cabo-verdianos.

Nos acréscimos (90’+1), o veterano Ianique Tavares, apelidado de “Stopira”, marcou o terceiro e sacramentou a classificação.

Cabo Verde, último colocado de seu grupo nas recentes Eliminatórias para a Copa Africana de Nações (CAN), teve uma campanha muito mais sólida rumo à Copa do Mundo, perdendo apenas um de seus dez jogos, em contra Camarões (4 a 1), adversário que derrotou em casa na partida de volta no mês passado (1 a 0).

AFP

AFP

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

RECENTES

MAIS NOTÍCIAS