
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, na noite de segunda-feira, 15 de dezembro, mudanças no regulamento do Campeonato Brasileiro a partir da temporada 2026. As alterações atingem a distribuição de vagas para a Copa Libertadores e o limite de partidas que um jogador pode disputar por um clube antes de se transferir. As novas regras constam no Regulamento Específico da Competição (REC). A informação foi divulgada pelo site da CBF.
Pelo novo formato, o Campeonato Brasileiro passará a conceder quatro vagas diretas para a fase de grupos da Libertadores e uma vaga para a fase preliminar. Até 2025, eram quatro vagas diretas e duas destinadas à pré-Libertadores. A mudança ocorre após a reformulação da Copa do Brasil, que, a partir de 2026, garantirá vaga na Libertadores também ao vice-campeão, na fase preliminar, além do campeão, que segue com acesso direto à fase de grupos.
O regulamento prevê que, caso o campeão da Copa do Brasil já esteja classificado para a fase de grupos da Libertadores por meio do Brasileiro, da Copa Sul-Americana ou da própria Libertadores, a vaga será repassada ao vice-campeão. Com isso, a vaga da pré-Libertadores oriunda do Campeonato Brasileiro ficará com o melhor colocado na tabela, entre os clubes ainda não classificados para a competição continental.
Outra mudança relevante diz respeito ao limite de partidas disputadas por atletas antes de uma transferência. Até a temporada 2025, um jogador podia atuar em até seis jogos por um clube e ainda se transferir para outro na mesma competição. A partir de 2026, esse limite será ampliado para 12 partidas.
A CBF também divulgou a tabela do Campeonato Brasileiro de 2026. Com o novo calendário nacional, que antecipa o início da competição, a primeira rodada está prevista para os dias 28 e 29 de janeiro. Atual campeão, o Flamengo estreia fora de casa contra o São Paulo. O Palmeiras, vice-campeão, enfrenta o Atlético-MG em Minas Gerais.






