
Com o brilho de Marta, a Seleção Brasileira Feminina conquistou neste sábado (2) seu nono título da Copa América, ao vencer a Colômbia nos pênaltis por 5 a 4, após um emocionante empate em 4 a 4 no tempo normal. A final foi disputada no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, no Equador, e consagrou mais uma vez o protagonismo do Brasil no futebol sul-americano.
A partida foi marcada por alternâncias no placar, muita emoção e atuação decisiva de Marta, que comandou a equipe com experiência e precisão, especialmente na cobrança da penalidade que abriu a série vitoriosa do Brasil nas penalidades máximas.
Com o título, o Brasil segue como a seleção mais vitoriosa da história da competição, com nove conquistas em dez edições disputadas desde 1991. A única exceção foi o título conquistado pela Argentina.
Brasil e Colômbia repetiram a final de outras três edições, 2010, 2014 e 2022, mais uma vez, a seleção brasileira levou a melhor em todas elas.
Além do troféu, a vitória também garantiu à equipe comandada por Arthur Elias uma vaga nas Olimpíadas de Los Angeles, em 2028, ao lado da Colômbia, vice-campeã. A atual edição da Copa América deixou de ser classificatória para a Copa do Mundo Feminina e agora distribui vagas apenas para os Jogos Olímpicos e o Pan-Americano.
As seleções de Argentina, Uruguai e Paraguai, que ficaram entre a 3ª e 5ª colocação, disputarão o Pan de 2027, em Lima, no Peru. A seleção peruana também estará presente no torneio por ser o país-sede.